a56b3eac-1944-4be6-9f9f-fbb08681ac79

Lençóis Maranhenses com a família

Conteúdo atualizado em 21 de fevereiro de 2022

Conteúdo atualizado em 21 de fevereiro de 2022

Para chegar aos Lençóis Maranhenses com a família, você deve pegar um voo e desembarcar em São Luís do Maranhão. Existe um aeroporto mais próximo, que fica na cidade de Barreirinhas, mas ele só recebe voos privativos vindos de São Luís e os valores são bem altos (cerca de 4.000 reais).

Os Lençóis Maranhenses ficam no Parque Nacional e possuem 150 mil hectares de extensão (praticamente a cidade de São Paulo). Por ser um Parque Nacional, o acesso só é permitido acompanhado dos guias credenciados, ou seja, você sozinho não pode entrar no parque. São cerca de 300 pessoas entre motoristas e guias. Esse serviço dos guias deve ser contratado em uma das 30 agências que existem na cidade.

Como chegar – Lençóis Maranhenses com a família

Apenas 30% dos lençóis são “mantidos” pelos lençóis freáticos subterrâneos (ou seja, eles nunca desaparecem totalmente) e 70% por águas das chuvas, portanto o melhor período para se visitar é após as chuvas, a partir de julho.
De São Luís, você deve pegar um carro até uma das três cidades que dão acesso ao Parque Nacional, sendo:

Barreirinhas: a maior, com mais estrutura hoteleira e de entretenimento. Porém, fica à 1h de carro 4×4 do Parque Nacional.

Atins: virou a queridinha dos famosos, por ser mais rústica e simples, e ter acesso à praia. Porém, você só consegue chegar à Atins de barco. Você pega a lancha no porto de Barreirinhas e chega após 1 hora de trajeto. Fica cerca de 30 minutos das lagoas. Atenção às bagagens: nada de grandes malas ou rodinhas, já que as ruas são todas de areia. O ideal são mochilas ou malas pequenas que você possa levar nas mãos.

Santo Amaro: é a cidade mais próxima ao Parque Nacional, cerca de 10 minutos de carro 4×4. Porém, a cidade é a mais simples de todas, com pouquíssimas opções de hospedagem e restaurantes.

Onde hospedar

Nós dividimos nossa hospedagem nas três cidades:

Atins: Vila Aty e La Femme

Barreirinhas – Encanto do Nordeste e Porto Preguiças

Santo Amaro: Rancho das Dunas

Mas você pode consultar sua hospedagem pelo meu link. Você não paga nada a mais por isso e consegue me ajudar a manter este material gratuito sempre atualizado.

Booking.com

Roteiro

Dia 1

Chegamos a São Luís e pegamos nosso carro, que já chegara durante a semana, e seguimos para Barreirinhas. Uma importante observação aqui: como estávamos começando nossa Road Trip, eu despachei meu carro de São Paulo para São Luís de cegonha com a empresa Eloport Transportes. Levou cerca de 10 dias úteis e custou R$1.800,00. Mais barato do que os R$6.000,00 que iria custar para alugar um carro por dois meses. Mas, para quem vai somente para Lençóis, compensa contratar um transfer para fazer esse trajeto. Não compensa alugar carro, pois os acessos ao Parque só podem ser feitos de veículos 4×4 autorizados. Deixamos o carro estacionado e seguimos com nosso guia até o Rio Preguiças. Fizemos o passeio de barco e já chegamos ao nosso hotel em Atins, o Vila Aty Lodge.

Dia 2

Tiramos o dia para descansar e curtir o hotel e a praia. Que lugar incrível. Escolhemos a barraca Estresse Zero para instalarmos cadeiras e sombras. Bem rústico, mas charmoso. Ainda provamos a cerveja de mandioca. Magnífica!

Fomos caminhando pelas ruelas de areia até o restaurante da Sessé (15 minutos). Comemos o risoto de camarão no abacaxi, e um peixe grelhado para as crianças. Não deixe de provar a caipirinha de bacuri (fruta típica da região), que é divina.

À tarde curtimos a piscina do hotel. Pela noite, fomos jantar no Lá Ferme, um hotel charmosíssimo com uma culinária diferenciada de produtos orgânicos cultivados no local. Comemos uma salada com castanhas e um espaguete de massa caseira com camarões, tudo incrível!

Dia 3

Caímos da cama e fomos ver o sol nascer às 5 horas da manhã. Fizemos um Picnic no café da manhã e assistimos ao espetáculo da natureza. Ver as dunas sem “pegadas”, lisinha, é algo inexplicável. Tudo completamente vazio.

Depois do café, fomos conhecer as dunas e piscinas de Atins. Conhecemos a Lagoa do Gavião, Lagoa do Kite (ótima para os praticantes de Kitesurf) e Lagoa Maria Vitória. Impossível eleger a mais bela, pois todas são lindas, com água quente e transparente.

Passamos pelo Canto de Atins, o vilarejo com restaurantes e lojinhas de artesanato, bem simples. Voltamos para o hotel, fizemos o check-out e saímos de barco de Atins.

Fizemos o passeio pelo rio Preguiças, que inclui uma parada para almoço no Caburé (restaurante beeem simples), uma parada rápida em Madacaru (mas o farol está fechado por conta do acesso restrito), e outra paradinha em Vassouras para ver os macacos da região. Nessa hora caiu uma chuva bem forte e ficamos aguardando parar para seguirmos até Barreirinhas.

Pegamos nosso carro que ficara estacionado e fomos para o hotel. Hospedamos no Encantes do Nordeste, onde ficamos o restante do dia. Jantamos no Bambaé, restaurante ao lado do hotel, que, por sinal, é bem bonito e com acesso ao Rio Preguiças (para quem vai durante o dia). A comida estava boa.

Dia 4

Dia de conhecer as piscinas de Barreirinhas. As mais famosas são Lagoa Azul e Lagoa Bonita. Nosso transfer privativo 4×4 veio nos buscar às 9h no hotel, e seguimos de Barreirinhas até a Balsa (5 minutinhos). Atravessamos para o povoado de Carnaubeiras. Percorremos 28 km em 40 minutos por uma trilha que chacoalhava bastante, então preparem-se para a aventura.

Chegando lá, você tem duas opções: estacionar na escadaria que dá acesso à vista panorâmica e fica mais próxima à Lagoa Bonita, ou você pode avançar um pouco mais com o carro pelas dunas e vir caminhando até esse ponto da escadaria, e ir passando pelas lagoas. Optamos por ficar perto da escadaria pensando nas crianças, que talvez não aguentassem andar tanto assim nas areia debaixo do sol. Quanto você chega no topo, a vista é surpreendente e grandiosa.

Passamos a manhã na Lagoa Bonita, que é incrível mesmo, com águas tranquilas e quentes, sozinhos…

Fizemos o caminho de volta e, desta vez, viemos na cabine do carro, no ar condicionado e a Hellena cochilando. Paramos para almoçar no Porto Preguiças Resort. Comida bem gostosa. Você também tem a opção de fazer day use por 100 por pessoa.

Voltamos para o hotel e curtimos a piscina o restante da tarde. A noite jantamos novamente no Bambaé, com direito à música ao vivo.

Dia 5

Começamos o dia sobrevoando os Lençóis Maranhenses. Esse passeio é agendado com antecedência e existem voos compartilhamos com até 6 pessoas, mas optei por voo exclusivo. Quem nos atendeu foi a empresa Ava Taxi Aéreo. Achei incrível. Daquelas atrações que você TEM que fazer quando vem para cá. Ver do alto as lagoas e as dunas te dá ideia da dimensão do Parque Nacional e dos Lençóis Maranhenses! É de tirar o fôlego.

De lá, seguimos 1h30 até Santo Amaro. Fizemos o check-in no hotel Rancho das Dunas (o melhor da cidade) e já almoçamos lá mesmo. Pois, às 16h saímos para o passeio.

Conhecemos a Lagoa Andorinha e depois escolhemos uma duna privativa para assistir ao por do sol. Uau!!! Voltamos para o hotel e já estava escurecendo.

Fomos jantar no Dunas Bistrô, um simpático restaurante com mesas e bangalôs espalhados pelo jardim, música, bebidas e comida boa.

Dia 6

Fomos à lagoa do Junco. Achamos a mais linda de todas!!! Grande, águas azuis esverdeadas e transparentes.

De lá, seguimos para a Lagoa Betania, que fica próxima ao povoado de mesmo nome que beira o Rio Alegre. Uma curiosidade sobre esse povoado é que os entornos do Rio foram mudando ao longo dos anos e já “engoliu” cerca de dez casas. As famílias agora estão construindo suas casas um pouco mais distantes do Rio, então é como se surgisse um novo povoado.

Voltando às lagoas… Escolhemos uma pequena e ficamos isolados.

Voltamos para almoçar no hotel de Lençóis Maranhenses com a família e seguir nossa Road Trip rumo a Camocim (400 kms em 6 horas) para uma pequena pausa. Pois nosso destino é Aquiraz e Beach Park.

Veja abaixo a Live que fiz com o Maurício que me ajudou a montar todo o roteiro.

Conclusão de Lençóis Maranhenses com a família

Visitar os Lençóis Maranhenses com a família deveria estar na lista de desejos de todo mundo. É um lugar de beleza única! Um espetáculo da natureza em constante transformação. A rusticidade dos povoados trazem um charme à viagem.

Já segue a gente no Instagram e no Facebook? Então acompanhe todos os vídeos e fotos por lá.

ÍNDICE

Experiências e dicas sobre vinhos, harmonizações, oportunidades de descontos e viagens especiais.

Conheça no Instagram
icon2

"O mundo está aí, repleto de possibilidades para cada um aproveitar como quiser."

icon4

NEWSLETTER

Receba atualizações em tempo real assinando nossa newsletter.

icon3

leia também

icon1

posts recomendados

icon1

Deixe um comentário