Frente casas praia

Roteiro em Aveiro

Conteúdo atualizado em 22 de agosto de 2022

Programamos nosso Roteiro em Aveiro pois gostaríamos muito de conhecer a famosa Veneza portuguesa. E também Aveiro seria nosso ponto de parada na nossa Road Trip por Portugal.

Paramos no meio do caminho, vindos de Óbidos, para almoçar no restaurante Vidal que serve o famoso leitão da Bairrada. E vale muito a parada. Daquelas comidas uau!!! Harmonizado com um belo espumante, vai ficar guardado para sempre na nossa memória.

Após o almoço fomos conhecer a Quinta de Luís Pato.

Fomos guiados pela sommelier Maria que nos contou toda a história de inspiração do Luís. Depois seguimos para as degustações com o próprio Luís nos guiando.

Ao final ele ainda assinou uma garrafa da safra de 2015 (ano de nascimento da Hellena) para tomarmos quando ela fizer 18 anos!

Como chegar à Aveiro

Partindo de Lisboa, serão 250 quilômetros por cerca de 2h30.

Nós estávamos na Road Trip por Portugal, saindo da região da Bairrada, portanto foram somente mais 30 minutos até começar nosso Roteiro em Aveiro.

Onde hospedar em Aveiro

Nós ficamos no Hotel Salinas que fica bem próximo à todas as atrações e fizemos tudo a pé.

Mas por aqui você consegue consultar outras opções de hospedagem. Você não paga nada a mais por isso, e eu recebo um pequeno percentual que me ajuda a manter o blog sempre atualizado.

Booking.com

O que fazer em Aveiro

O principal atrativo da cidade são os passeio dos Moliceiros, que são gôndolas (como as venezianas) que se deslocam pelos canais, guiados pelas histórias da cidade. Vale muito a pena!

Nós fizemos o passeio de moliceiros, uma caminhada pelo centro, conhecemos algumas docarias e lojas típicas, o mercado do Peixe e seu restaurante, e ainda as casas coloridas da Praia da Costa Nova.

Mas há passeios guiados, tour pelas salinas e a experiência de participar do processo de fabricação dos famosos ovos moles (doce típico da cidade), que podem completar seu roteiro em Aveiro.

Onde comer em Aveiro

Nós provamos o restaurante do Mercado de Peixe que fica no andar de cima de onde se comercializa os peixes diariamente. E o bar Café Central, que fica ao lada, às margens do canal.

Mas por essa região há diversas opções bem charmosas de bares e restaurantes, com mesinhas espelhadas pelas calçadas. Pode escolher e sentar-se.

No dia seguinte fomos conhecer os famosos ovos moles, doce típico da região que tem uma massa como se fosse uma hóstia e por dentro um creme de ovos parecido com quindim. Bem gostoso.

Há duas doçarias bem famosas: a Oficina do Doce (onde inclusive você pode agendar com antecedência e participar da produção dos doces). E a Peixinho que certamente é a mais charmosa e instagramável do momento.

Caminhamos pelas ruas e fomos almoçar no Mercado do Peixe que fica sobre o mercado e servem peixes bem frescos.

Após o almoço fomos conhecer as casas coloridas na Praia da Costa Nova. A região é super bonita, clima de praia e ótimas opções de restaurantes. Em suma, valeria a pena mais tempo para explorar esta parte da cidade, com certeza.

Portanto, dali seguimos viagem pela nossa Road Trip por Portugal, rumo à Porto (clique aqui para saber mais).

Além das dicas que compartilho aqui, eu também posso ser uma facilitadora no planejamento da sua próxima viagem. De forma personalizada montamos juntos um roteiro que combine com seu estilo e caiba no seu bolso. É só me contatar pelo Instagram. Aliás lá, você encontra todas as fotos, posts e Destaques das nossas viagens.

ÍNDICE

Experiências e dicas sobre vinhos, harmonizações, oportunidades de descontos e viagens especiais.

Conheça no Instagram
icon2

"O mundo está aí, repleto de possibilidades para cada um aproveitar como quiser."

icon4

NEWSLETTER

Receba atualizações em tempo real assinando nossa newsletter.