Fernando de Noronha com filhos

Conteúdo atualizado em 21 de fevereiro de 2022

Fomos para Fernando de Noronha com os filhos e, sem dúvidas, foi uma das melhores viagens de nossas vidas. Sempre questionei os valores serem tão altos, quase como uma viagem internacional. Mas hoje posso dizer que vale muito a pena conhecer essa ilha brasileira, mesmo com os custos altos.

Como chegar a Fernando de Noronha

Estávamos na nossa Road Trip pelo Nordeste, vindos de Recife. Mas você também pode vir pelo aeroporto de Natal. Somente duas companhias aéreas operam: Azul e Gol. O voo leva somente 50 minutos, e conte com uma hora a mais de fuso horário. Dica: escolha os assentos do lado esquerdo da aeronave na ida, e lado direito na volta. A vista para a ilha e o Morro dos Dois Irmãos é linda!

Para acessar a ilha você precisa:

Teste RT-PCR de, no máximo, 48 horas impresso (não vale o teste rápido de farmácia, tem que ser o do cotonete mesmo). Nós fizemos no laboratório em Recife LP Saúde.
Pagamento da Taxa de Proteção Ambiental (TPA) por volta de 450 reais por pessoa (inclusive as crianças).
Pagamento da taxa de ICMBio 120 reais para brasileiros (para poder ter acesso às trilhas e algumas praias).
Além disso, você precisa de um bom planejamento financeiro, pois as coisas são mais caras aqui. E quanto maior a antecedência, melhores serão suas opções de hospedagem.

Onde hospedar em Fernando de Noronha

Esta deve ser a prioridade no planejamento da sua viagens, pois as opções são bem limitadas. E o valor que você irá investir é que determinará as disponibilidades, ou seja, quer gastar pouco e ficar bem hospedado, corra par encontrar suas hospedagem.

Nós dividimos nossa hospedagem em dois locais: Teju-Açu Ecopousada que é um hotel lindo, vista privilegiada para o Morro do Pico, com piscina e com um preço mais elevado. Já a segunda hospedagem foi na Pousada Estrela do Mar, chalé mais simples, sem piscina mas muito bem localizada, próxima à Vila dos Remédios.

Consulte por aqui as opções e valores dos hotéis. Usando meu link você não paga nada a mais por isso e me ajuda a manter sempre atualizado esse conteúdo gratuito do blog.

Booking.com

Onde comer

São diversas opções gastronômicas e mais uma vez, seu bolso será o seu limite. Pois você irá encontrar alguns restaurantes self-services mais em conta, e outros super sofisticados com preços bem altos. E outro ponto importante, é que alguns só atendem com reservas, então se planeje.

Nós conhecemos os seguintes:

Teju-Açu (dentro do nosso hotel, com comida deliciosa)

Varanda Noronha

Barraca da Graça – Praia do Porto

Empório São Miguel – ótimo self service

Quando ir

Depende do sei interesse pela ilha, pois no meio do ano as águas estarão calmas para mergulho e crianças. Já final do ano, ocorrem grandes bondem e algumas praias ficam inapropriadas para banho.

Quanto tempo ficar

Nós ficamos uma semana que foi tempo suficiente para darmos uma geral na ilha. Mas seu eu pudesse ficaria dez dia. Acho que seria tempo suficiente para agendar as trilhas no ICMBio e curtir mais alguns dias de praia.

O que fazer em Fernando de Noronha

Em relação às atrações que a ilha oferece, além das Trilhas dos Parques Nacionais que são agendas no ICMBio, também há:

Ilha tour: passeio com guia, de carro, dia todo, que você percorre praticamente todas as praias, com paradas rápidas para banho e fotos. Valores para grupos de 10 pessoas: 250 reais por pessoa ou privativos de 800 a 1000 reais (buggy ou carro 4×4).
Passeios de barco: que podem ser privativos ou não. E com ou sem acesso à praia do Sancho. No período da manhã ou da tarde. E também o passeio de barco para pesca esportiva. Valores entre 350 reais por pessoa nos catamarãs, ou barcos privativos em torno de 2000 reais com almoço na embarcação.
Mergulho de cilindro: instruções realizadas na praia e mergulho feito num naufrágio de 7 metros (300 reais). Ou embarcado, onde as instruções são realizados na água e o mergulho chega a 12 metros de profundidade.
Canoa havaiana: com instruções na areia, o passeio pode durar de 1 a 2 horas, no nascer ou por do sol. Valores entre 120 a 250 reais.

Roteiro

Dia 1

Chegamos no voo da Gol às 16h30 e já havia um transfer da nossa pousada nos esperando. Hospedamos na Pousada Teju Açu e super recomendo. Fomos recebidos com uma refrescante água aromatizada e queijo coalho assado com melaço, uma delícia. Nosso check-in já havia sido feito on-line devido aos novos protocolos.

Como primeira atividade da ilha, fomos a pé ao ICMBio para trocar os vouchers, que eu já havia pago pela internet, por cartões físicos. Ali você fica sabendo das vagas disponibilizadas para os próximos seis dias de cada trilha/passeio. Chega a ser frustrante, pois só conseguimos vaga para nosso último dia na ilha para a trilha do Abreu. Queríamos muito fazer a do Atalaia, mas por conta do tempo, que estava com assoreamento, limitou para 10 o número diário de visitantes. O instituto disponibiliza essas vagas diariamente das 16h às 18h e você tem que ir presencialmente emitir suas reservas.

Voltamos para nosso hotel e curtimos o fim de tarde na piscina com a linda vista para o Morro do Pico, o ponto mais alto da ilha, um antigo vulcão inativo.

Dia 2

Outro ponto positivo da pousada Teju-Açu é a flexibilidade do café da manhã. Você pode optar em comer no restaurante ou no quarto sem nenhum custo adicional. Ele é servido a partir das 7h da manhã sem limite, ou seja, você pode fazer um passeio cedinho e tomar seu café quando voltar, independente do horário.

Outro ponto a ser considerado é o aluguel de um carro (buggy ou 4×4). O valor varia de 350 a 500 reais a diária. Em contrapartida, o táxi para qualquer ponto da ilha fica de 30 a 35 reais o trecho. Então, vale a pena avaliar seus deslocamentos. Se você for o tipo de pessoa que passa o dia todo numa única praia, talvez não valha a pena alugar nada. Mas, se você gosta de conhecer diferentes lugares, sair para almoçar, sair para jantar, compensa alugar um dos dois.

Lembrando das diferenças básicas entre eles: o buggy é mais barato e tem aquele mood de aventura, enquanto o carro tem o ar condicionado e você pode deixar as coisas guardadas dentro dele enquanto fica na praia.

Outra opção seria planejar os dias que irá se deslocar mais entre as praias e restaurantes e alugar o carro por 2 ou três dias. E os dias de passeios de barco, ou ilha tour, ou mergulho, etc., vai de táxi mesmo.

Começamos nosso dia tomando nosso café tranquilamente. Pegamos um táxi e fomos até a Praia do Porto (30 reais).

Trouxemos nossos snorkels, máscara de mergulho e sapatinhos de borracha, mas você também pode alugar na praia.
Nos surpreendemos com tanta vida marinha: peixes, arraias e tubarões. Ali também existe um naufrágio, onde é possível mergulhar com cilindro (350 reais a aula e 1 hora de mergulho). Mas não fizemos, pois, não tinham horários disponíveis para o dia.

Fomos a pé almoçar e conhecer o Museu do Tubarão. Comida ok, museu pequeno, mas interessante, e uma vista magnífica da parte de fora da ilha, ou seja, que não é virada para o continente.

Pegamos outro táxi e fomos até a Praia da Conceição. Mergulhamos novamente e vimos muuuuitas arraias. Caminhamos até a Praia do Meio e vimos o bar de mesmo nome, conhecido pela vista do pôr do sol. Voltamos para a Conceição para aguardar o pôr do sol, mas devido às nuvens, não conseguimos ver.

Voltamos caminhando para nosso hotel por cerca de 15 minutos. Curtimos um pouco da piscina e jantamos no próprio hotel.

Dia 3

Hoje foi o dia que mais queria fazer, o passeio de barco pela ilha. O hotel já havia intermediado esse passeio com antecedência e garantido nossa data, pois como as embarcações são limitadas, há o risco de não ter vaga na hora. Fomos até a Praia do Porto e encontramos com a Fernanda que é esposa do dono do barco. Muito simpática e cuidadosa conosco. Apresentamos nossa carteirinha de ICMBio e embarcamos. Nossa tripulação, Ricardo e Chico, também muito gentis e conhecedores da ilha.
Na partida já encontramos com inúmeros golfinhos que seguiram o barco e nos emocionaram!

Seguimos para as ilhas menores que está numa ponta do arquipélago e seguimos até o outro extremo na Ponta da Sapata. Fomos conhecendo todas as praias da parte de dentro da ilha, ou seja, o lado voltado para o continente. Segue a ordem: Praia do Cachorro, Praia do Meio, Praia da Conceição, Praia Boldró, Praia Americano, Praia do Bode, Cacimba do Padre, Morro Dois Irmãos, Baía dos Porcos, Praia do Sancho e Baía dos Golfinhos.

Na Ponta da Sapata avistamos um buraco nas rochas que dependendo do lugar vê-se um formato diferente: o continente africano, o rosto de uma mulher, um coração e o que mais a imaginação permitir.

No caminho encontramos diversas tartarugas, cardumes de peixes… Começamos a voltar e paramos na praia do Sancho. Somente 13 embarcações tem acesso a essa praia, mas só 4 barcos podem ancorar e ficar 40 minutos. Curtimos muito esses minutos. Pudemos avistar as pessoas que acessam a praia pela trilha, a escada na Rocha e as escadarias. Uma aventura a parte.

Mergulhamos e vimos muita vida marinha, lindo demais.

Voltamos ao barco e almoçamos o peixe fresco preparado pela tripulação, com as guarnições deliciosas. E ainda frutas e bolo de rolo para completar.

Após o almoço, voltamos ao Porto e no caminho fizemos o planasub. Trata-se de uma prancha puxada por cordas pelo barco e você usa colete e máscaras de mergulho. Com isso, você segue o caminho tendo a visão do mar. Super demais!!!

Levamos nossas máscaras de mergulho, mas tivemos que alugar os coletes ali no porto mesmo. Terminamos nosso passeio e ficamos mais um pouco na praia do Porto mergulhando com várias tartarugas!!!

À noite fomos conhecer o restaurante Varanda, na busca do prato da Boa Lembrança para nossa coleção, e nos deparamos com uma deliciosa e bem servida refeição. Além da simpatia no atendimento.

Dia 4

Hoje acordamos com calma, tomamos nosso café sem pressa e curtimos a piscina. Tínhamos um almoço agendado na Pousada Maravilha. Ela tem uma das vistas mais lindas da ilha e, obviamente, cobra por isso. Como as estadias não cabiam no nosso orçamento, nos programamos para, pelo menos, almoçar lá, provar o cardápio e, de quebra, desfrutar do visual. E realmente a vista da piscina com borda infinita para a baía do Sueste é linda. O cardápio, apesar do preço, é extremamente saboroso.

De lá fomos andando cerca de 10 minutos pela BR363 até a Baía do Sueste. Está praia pertence ao Parque Nacional, então você precisa apresentar à carteirinha do ICMBio e seguir algumas regras. Primeiro: ela fecha às 16h horas, principalmente porque os tubarões veem para o raso para se alimentarem.

Segundo: a praia é dividida em três partes, uma delas é destinada à pesquisa e ninguém pode acessar, a segunda parte todos podem mergulhar e se banhar, e a terceira é destinada exclusivamente para mergulho e é obrigatório o uso de colete para garantir a flutuação, pois o solo é todo de coral.

Eles alugam os coletes ali na hora. Pudemos ver alguns tubarões ali na área de banho mesmo.

Ficamos até o final do dia e voltamos de táxi para a nossa “nova” pousada. Tivemos que dividir nossa estadia em duas pousadas, pois a primeira não tinha disponibilidade para o período total. Hospedamos na Pousada Estrela do Mar, que é mais simples, são chalés de madeira, não tem piscina, mas atenderam bem. Especialmente se você vai passar a maior parte do dia passeando pelas praias.

À noite fomos jantar na praça Flamboyant e comemos um crepe na Creperia Euforonha. Deliciosos! Ainda curtimos um reggae ao vivo.

Dia 5

Como eu sabia que ficaríamos nesta pousada mais simples a Estrela do Mar, deixei o passeio ilha tour para quando já estivéssemos nesta pousada, pois passaríamos o dia inteiro fora. Mas, acredito que o ideal é fazer esse tour no começo da sua viagem, pois você irá conhecer 70% da ilha durante o dia inteiro, terá uma boa noção do que te espera (rsss) e poder escolher seus próximos passeios.

Você também terá a opção de fazer o ilha tour coletivo (cerca de 250 reais por pessoa) ou privativo, que ainda pode ser de buggy ou carro 4×4 (cerca de 800 a 1000 reais).

Nós optamos pelo privativo no carro 4×4 e tivemos algumas vantagens. Primeiro é o conforto, obviamente. Segundo que, como já tínhamos feito alguns passeios e conhecido algumas praias, conseguimos personalizar nosso passeio. E terceiro, fugimos do roteiro dos passeios coletivos e acessamos as atrações ainda vazias. De brinde, nosso guia, o Geovanio, ainda tirava fotos incríveis! Começamos pela Cacimba do Padre de onde avistamos o Morro Dois Irmãos.

Cacimba do Padre

Ali mesmo já tem um mirante lindo para o Morro.

Descemos a pequena trilha de pedras até o outro lado na Baía dos Porcos. Além da pequena praia linda, há uma piscina natural que se forma na maré baixa enorme, cheia de peixes e ninguém pode entrar, pois, os corais estão em reprodução.

De lá, seguimos para a Praia do Cachorro para conhecer o Buraco do Galego. Subimos pelas pedras e encontramos a piscina natural que não é tão extensa, mas tem uma profundidade de 3 metros. Bem legal, geram fotos bem bonitas.

Ali mesmo na Vila dos Remédios subimos até o Forte da Vila dos Remédios, onde funcionava a antiga penitenciária que foi toda reformada e está bem conservada. E lá de cima se tem uma vista panorâmica da ilha.

Já que estávamos ali, almoçamos no recomendado restaurante Cacimba. Comida bem saborosa e drinks deliciosos. Após o almoço subimos até a Capela de São Pedro e, de lá, caminhamos 10 minutos até a Enseada doa Tubarões. Durante a maré alta, eles veem para o raso para procriarem, então conseguimos vê-los do alto (pois ninguém pode descer até a praia), mas bem de perto, vários deles! Emocionante!

Seguimos para o outro lado da ilha até a Praia do Leão. Você irá apresentar a carteirinha do ICMBio para acessar. Nesta praia, as tartarugas desovam entre dezembro e março. Hoje nos limitamos à contemplação no mirante. Comprei um “livrinho” para a Hellena com as espécies de aves, peixes e animais que tem da ilha e ela passou a andar com esse “mapa” caçando os animais o dia inteiro.

Fomos até a praia do Sancho, que também precisa da carteirinha do ICMBio. Aqui a dica é vir à tarde, pois, só tínhamos nós!!! Normalmente fica uma fila imensa, pois só tem um caminho de acesso de ida e o mesmo de volta. São duas escada verticais dentro de uma rocha, uma passagem também na rocha, e vários degraus irregulares até a praia. E ainda há horário determinados para as descidas e subidas, normalmente uma hora para descer e a próxima hora para subir.

Ali também tem dois mirantes lindos que geram ótimas fotos. Pelo caminho conseguimos observar diversas espécies, inclusive filhotes de jatobás no alto das árvores!

Estávamos na dúvida de descer ou não com a Hellena, mas ela mesma ficou super empolgada quando viu a escada. Então descemos, mergulhamos e valeu muito a pena!

E, para fechar o dia, fomos assistir o pôr do sol no Fortinho do Boldró. Além da vista privilegiada, ainda tem estrutura de bar com bebidas, comidinhas, poltronas e música ao vivo, uma delícia.

Uau que dia!!! E ainda saímos para jantar ali pertinho do hotel na Burgueria. Bem feitinho!

Dia 6

Como não tínhamos passeios agendados para hoje, resolvemos pegar o ônibus de linha que roda pela rodovia e vai parando em todos os acessos às praias, desde a Sueste até o Porto. A passagem custa 5 reais por pessoa.

Fomos, então, para a praia preferida das crianças: Praia do Porto. Mas, como chegamos de manhã, a maré estava baixa, o que não é o ideal para mergulho, pois a vida marinha fica mais para o fundo. No entanto, tivemos uma grata surpresa, pois se formaram piscinas naturais com diversos peixinhos. E ainda descobrimos uma caverna incrustada nas pedras.

Tomamos um caldinho de polvo da Barraca da Graça, delicioso!!! E passamos o dia. A maré subiu, as crianças mergulharam com os peixes, tubarões, tartarugas… e vimos o pôr do sol dali mesmo. Lindo!!!

Voltamos para o hotel para um banho e fomos andando até o restaurante Xica da Silva, que havia sido muito bem recomendado. O segredo aqui é chegar até as 19h30, pois depois disso forma-se fila de espera de mais de 40 minutos. A Hellena dormiu no restaurante mesmo, após o jantar.

Dia 7

Tínhamos só o período da manhã, pois nosso check-out era as 12 horas. Então, pegamos um táxi e fomos até a Praia do Bode, que era de fácil acesso e ainda não tínhamos conhecido. E, que grata surpresa para fechar nossa viagem com chave de ouro, uma das praias mais lindas que já tínhamos ido. Vazia, mas com uma pequena estrutura de cadeira e guarda-sol, areia branca, mar calmo com águas totalmente transparentes. E ainda com participação especial dos peixes e tartarugas.

Os meninos subiram as pedras para uma vista panorâmica. Na praia ainda tivemos o Morro dos Dois Irmãos como cenário para fotos.

Voltamos para o hotel, banho, malas e checkout. Descemos a pé até a praça Flamboyant e almoçamos no Empório São Miguel. Um self Service delicioso com comida caseira. Tomamos um sorvete, café e voltamos para o hotel onde tínhamos deixado as malas. Nosso táxi nos pegou e em 10 minutos estávamos no aeroporto.

O aeroporto estava bem cheio com dois voos da Azul atrasados, mas tudo foi resolvido em uma hora e nós embarcamos tranquilamente no horário com a Gol. Apenas 50 minutos e já estávamos em Recife para pegar nosso carro e continuar nossa Road Trip pelo Nordeste. Nosso próximo destino será Japaratinga.

Conclusão sobre Fernando de Noronha com filhos

Fiz várias reflexões no Instagram sobre Fernando de Noronha. Sobre o valor do investimento versus uma viagem ao exterior. As taxas que se pagam somente para entrar na ilha. Os custos de tudo, desde a água, mantimentos, combustível, etc. que dependem de avião ou navio para chegar na ilha. E o quanto esse custo se reflete nos serviços oferecidos de hospedagem, alimentação, passeios.

Outra reflexão foi sobre levar crianças para Noronha. Vale a pena? Eles curtem?

Enfim, de forma bem resumida, digo que sim! Vale cada centavo investido! O lugar é mágico, é incrível! Você valoriza ainda mais o Brasil. Você passa a observar e ressignifica os ciclos da natureza. Consegue ter acesso às diversas espécies em um único lugar.

As crianças aproveitaram muito! Curtiram demais mergulhar com os peixes, tartarugas e todas as outras espécies de animais. Reforçaram a importância de não tocar e não interferir na natureza, somente contemplar com respeito. A Hellena passou a buscar as aves e animais conforme o livrinho que compramos. Curtiram o dia de praia, o pôr do sol, as comidas que experimentamos… nossa! Realmente foi uma viagem inesquecível!

Já segue a gente no Instagram e no Facebook?

Continue nos acompanhando pelo nossa Road Trip pelo Nordeste. Nosso próximo destino será Japaratinga.

ÍNDICE

Experiências e dicas sobre vinhos, harmonizações, oportunidades de descontos e viagens especiais.

Conheça no Instagram
icon2

"O mundo está aí, repleto de possibilidades para cada um aproveitar como quiser."

icon4

NEWSLETTER

Receba atualizações em tempo real assinando nossa newsletter.