Conteúdo atualizado em 4 de fevereiro de 2022
A primeira etapa da nossa Road Trip à Costa Rica foi a região de La Fortuna.
Região de clima úmido que abriga o vulcão ativo (sim ativo, mas muito seguro) Arenal.
Como chegar
Chegamos pelo aeroporto internacional de San José, capital do país, e como estávamos começando nossa Road Trip, dirigimos por 2h30 até a região de La Fortuna.
Existem também ônibus e transferes que fazem esse trajeto.
Onde hospedar
Você vai encontrar todos os tipos e preços de hospedagem. Desde as pousadas localizadas no centro da cidade, até lodges dentro da floresta, e hotéis luxuosos.
Usando o meu link você pode consultar os hotéis. Você não paga nada a mais por isso e ainda me ajuda a manter os conteúdos sempre atualizados.
Booking.comNós optamos pelo Arenal Springs, que tinha uma vista linda para o vulcão e suas piscinas são aquecidas pelo vulcão, as famosas hot springs.
O que fazer
A maioria das atividades estão relacionadas ao vulcão Arenal, ao gigantesco lago Arenal e contato com a natureza, nos inúmeros parques nacionais que a região abriga.
Escolhemos as seguintes:
Parque Místico Arenal – é famoso pelas suas pontes suspensas entre as montanhas. Fizemos as trilhas dentro da floresta e observação de animais como macacos, quatis, pássaros, cobras, aranhas, morcegos etc. Também possui algumas cachoeiras. Optamos pelo passeio guiado e achei que valeu muito a pena para encontrar animais “escondidos” e tirar várias dúvidas sobre a cidade e o país.
Cachoeira La Fortuna – uma imensa queda d’água linda!!!
Trilha pelas lavas do vulcão Arenal – caminhada aos pés do vulcão.
Sky Adventure- parque de tirolesas em meio à floresta com a vista do vulcão e do lago.
Águas termais – aquecidas naturalmente pelo vulcão. Pode ser uma atividade contratada ou você pode hospedar em algum hotel que já tenha suas piscinas aquecidas.
O que não fizemos:
Cavalgadas por um dos parques nacionais
Caiaque e stand up paddle pelo lago Arenal
Bóia cross e raftings
Passeios de quadriciclo
Roteiro
Dia 1
Saímos de Guarulhos num voo noturno de cerca de 6 horas até o Panamá. Fizemos uma rápida conexão e após pouco mais de 1 hora chegamos na Costa Rica.
Fizemos a imigração, pegamos nosso carro alugado e dirigimos por 2h30 até La Fortuna.
Nos acomodamos e como estávamos cansados da viagem ficamos curtindo o hotel. Almoçamos lá mesmo, aproveitamos as piscinas quentinhas, o redário e descansamos. No fim dia fomos dar uma volta na cidade, fazer umas comprinhas no mercado, tomamos um café e voltamos cedo para o hotel.
Dia 2
Como estávamos no fuso de três horas a menos, acordamos super cedo, tomamos café e fechamos ali no hotel na hora nossa programação para o dia. Neste caso preferi fechar com uma agência e guia os primeiros passeios para “sentir” o lugar. E acho que valeu muito.
Nos buscaram as 8h30 no hotel e fomos para nosso primeiro destino:
Mistico Park Arenal
É o parque onde ficam as famosas pontes suspensas em meio à floresta. Que a depender do dia, pode estar repleto de nuvem e parecer que são pontes no céu!
Você pode fazer a visita sozinha, comprando somente o bilhete de entrada, e seguir sua trilha de 2-3 horas bem sinalizada.
Nós fizemos com guia e valeu muito a pena, pois ele foi fazendo algumas paradas para observarmos animais e plantas que certamente não teríamos nem visto se estivéssemos sozinhos. Conseguimos ver macacos, diversos pássaros, cobras, aranhas, quatis, abelhas, formigas.
Na entrada do parque possui restaurante e lojinha, onde você pode almoçar com uma linda vista ou pegar algum snack para levar.
Valor 26 dólares a entrada por pessoa ou 40 dólares com guia
Cachoeira La Fortuna
Passeio imperdível, mas se prepare para descer e depois subir muuuitos degraus. O caminho é seguro, com concreto no chão e corrimão, mas são muitos degraus.
Mas quando você chega, vale a pena. A cachoeira é muito alta, a água cristalina e bem gelada. Você pode mergulhar próximo as pedras mas não pode chegar muito perto da queda d’água por motivos de segurança mesmo.
Ficamos alguns minutos e tomamos coragem para subir!
Na entrada possui restaurante e lojinha para almoço ou lanche.
Fizemos este passeio com o guia que nos acompanhou o dia todo, mas não achei essencial. Você mesmo pode estacionar, comprar seus tickets e descer até a cachoeira, não tem erro.
Valor 18 dólares por pessoa
Paramos para almoçar no restaurante na avenida principal bem típico e comemos o tradicional prato “Caçado” que é como se fosse um pf, arroz, feijão, salada, banana da terra e uma proteína, no meu caso um peixe. E o Victor comeu um arroz com camarões. Tudo delicioso.
Caminhada pelas lavas do vulcão Arenal
Aqui recomendo o passeio guiado pois como no primeiro passeio, são detalhes de fauna e flora que somente os guias locais com olhar apurado conseguem nos mostrar. O passeio dura cerca de duas horas onde vamos caminhando pelas pedras que o vulcão “expeliu” em 1968 ano da sua última erupção. Ao final uma cafeteria com vista panorâmica para o vulcão que estava semi coberto pelas nuvens, mas mesmo assim lindo e imponente.
Voltamos para o hotel por volta das 17h bem cansados, o dia foi recheado de caminhadas e descobertas.
E a vantagem de hospedar num hotel que possui as águas termais é depois de um dia de passeio, poder relaxar nas águas quentinhas. Jantamos no hotel mesmo.
Dia 3
Acordamos mais tarde, tomamos café e ficamos na dúvida do que fazer.
Eu havia pesquisado sobre algumas tirolesas, então resolvemos ir.
Dirigi por 20 minutos e chegamos no SKY Adventure Arenal Park. Um parque ao lado do vulcão e do lago Arenal, com teleférico, trilhas e tirolesas.
Comprei o ingresso na bilheteria mas você pode comprar pelo site com hora marcada.
Entramos , colocamos os equipamentos e recebemos um treinamento sobre nossas posições e movimentos.
A primeira atração é subir de teleférico por dentro da floresta até o alto da montanha. E a partir dali sao 6 tirolesas que passam entre as montanhas numa distância de ate 750 metros e altura de ate 200 metros.
Para quem gosta de aventura, é uma atração imperdível! Nós adoramos!!!
Ao final você pode comprar as fotos que um profissional faz durante os trajetos por 25 dólares (eles te mandam por e-mail).
Acabamos almoçando no restaurante ali mesmo, com uma vista linda.
Valores 85 dólares por adulto e 72 dólares estudante
Como era nossa última noite fomos dar uma volta pelo centro, que é bastante agitado. Vários restaurantes e bares, música ao vivo e animação.
Conclusão
Região bem úmida, podendo chover todos os dias um pouquinho, mesmo na época de seca. Mas mesmo assim, o visual e a sensação de estar próxima à um vulcão, é demais! Sem contar o contato tão próximo com a natureza dentro dos parques nacionais. E ainda muita adrenalina nas tirolesa! Amamos!!!
Acompanhe nossa Road Trip pela Costa Rica e nosso próximo destino: Tamarindo e depois Quepos.
Todas as fotos e vídeo estão nos Destaques e posts do Instagram e Facebook.