image-143

Espanha com filhos

Conteúdo atualizado em 23 de novembro de 2021

Começamos a pensar na Espanha com os filhos, pois não conhecíamos Madrid e queríamos apresentar Barcelona às crianças. Também queríamos ver um pouco dos vinhos espanhóis e, de quebra, aproveitar o verão europeu numa praia. Fazer tudo isso de carro, respeitando nossos horários. E hospedar em casas que nos dessem liberdade de cozinhar e lavar roupas (para levarmos poucas malas). Ah, e conhecer alguns restaurantes gostosos no meio do caminho. Como conciliar tudo isso?

Trajeto na Espanha

Partimos de Madrid e voltamos por Barcelona, por algumas razões: o voo era ligeiramente mais em conta e principalmente porque iríamos ter mais dias em Madrid com mais coisas para fazer, e queríamos pegar a praia para descansar no fim da viagem.

Como somos vários… E os gastos são um pouquinho altos, começamos a nos planejar com quase um ano de antecedência. Com uma prévia de roteiro para podermos emitir as passagens.

O que fazer na Espanha

Quando vamos contar as crianças sobre a viagem, procuramos contar um pouco sobre a história da cidade, os pontos que nos fizeram escolher aquele destino, o roteiro que faremos e já fechamos alguns “combinados” com eles: passeios que são só deles, e nós só acompanhamos… e outros que são de adultos e daí é a vez deles serem pacientes e nos acompanharem também. E a grande maioria, os que todos irão descobrir juntos e curtir.

Dia 1

Embarcamos em voo direto noturno SP para Madrid.

Em Madrid fechamos um apartamento no Airbnb para ficarmos mais a vontade e ter uma estrutura mais completa por conta das crianças.

Gosto de ter uma cozinha e depois de um dia inteiro batendo perna, fazer uma comidinha para eles em casa mesmo, para repor as energias para o próximo dia.

Chegamos à tarde e após nosso checkin, saimos para comer alguma coisa e comprar algumas coisas para casa.

Tomamos um banho, ajeitamos as malas e saímos à pé até o Mercado San Miguel. Que lugar pitoresco! Muito movimentado, com as pessoas comendo em pé nos corredores, barulho, empurra empurra… típico de mercados. Com comidas frescas, tapas típicos e inusitados. Um convite para já entrar no clima da cidade e provar novos sabores. Ótimo também para consumir um suco ou frutas frescas, uma opção saudável para as crianças.

Beliscamos algumas coisas e decidimos sentar num restaurante próximo dali para fazer uma refeição mais completa com as crianças (salada, peixe, carne, ovos, arroz). Fomos voltando para casa e já passamos no mercado e compramos algumas coisas para o café da manhã e algumas refeições.

Dia 2

Já tínhamos comprado antecipadamente os ingressos para o Palácio Real com horário agendado para meio da manhã (respeitando o cansaço da primeira noite fora de casa e o fuso horário).

Dica: costumamos fazer os passeios mais “pesados” para as crianças no começo da viagem, onde ainda estão animados e o cansaço não chegou.

Pegamos também o áudio guia que acaba sendo um atrativo para as crianças irem acompanhando a visita. Ficamos lá cerca de 1h30 a 2h. O local é lindo, muito bem conservado e daria para ficar o dia inteiro. Mas respeitanto os horários das crianças, vimos somente as principais atrações e já valeu muito a pena.

Dica: na saída do Palácio tem uma loja de souvenires que além de lindos, tem alguns brinquedos… a Hellena e o Victor se divertiram alguns minutos brincando de rei e rainha, com coroa, espada e escudo.

Embarcamos então no ônibus turístico que passa em frente o Palácio.

Observação: eu gosto bastante deste meio de transporte em cidades que não conheço, pois consigo ter uma visão panorâmica da cidade, ouço as principais curiosidades do local e sem contar que para as crianças acaba sendo um programa diferente, sentar lá em cima, ouvir a história no fone de ouvido.

Seguimos o roteiro do ônibus e decidimos descer no Parque El Retiro.

Dica: costumo elencar os locais que gostaríamos de conhecer. Alguns precisam de ingresso, com dia e horário marcado para evitar filas e otimizar o tempo. Mas outros, como os parques por exemplo, vamos encaixando conforme nossa vontade, disposição e humor das crianças, afinal são férias…

Seguimos andando até um dos restaurantes que existe lá dentro, um bem sofisticado (Florida Retiro) e ao lado um mais descontraído. Optamos pelo último e comemos super bem, com uma vista linda.

Seguimos andando até o Palácio de Cristal, que apesar de bem abafado por ser todo fechado em vidro, abrigava algumas esculturas bem bonitas.

Seguimos para o grande lago, onde alugamos um barquinho e remamos alguns minutos, inclusive as crianças se aventuraram na “pilotagem”. Nos refrescamos passando embaixo de chafarizes e nos molhando, mas mesmo assim preparem-se com chapéu, óculos e protetor solar, pois é bem quente.

Embarcamos de volta no ônibus e seguimos a rota.

Descemos em dois pontos: Templo Egípcio Debod que estava com uma grande fila para entrar, então só observamos por fora. E a Plaza Del Sol para conhecer o famoso Urso, que para mim foi uma grande decepção pois imaginava uma escultura com 2 metros de altura e na verdade ele mede cerca de 1 metro… mas tudo bem. Voltamos caminhando para casa, então paramos para comer o famoso churros no San Ginés que apesar de ser diferente do “nosso”, é bem gostosinho.

Em casa, fiz uma jantinha, banho e cama para todos, pois ainda estávamos um pouquinho cansados da viagem.

Dia 3

Dia de busão novamente para conhecer o restante da cidade com parada no Museo Del Prado (ingresssos comprados antecipadamente com dia e horário marcados e que precisam ser trocados no guichê específico ao lado da bilheteria, para depois você conseguir entrar por outro local, ao lado, sem fila).

Dica: o museu é enorme, então antes de irmos, pesquisamos e escolhemos as principais obras que queríamos conhecer e traçamos nosso caminho.

Outra vez fone nas crianças para se informarem e entreterem com o passeio.

Finalizamos com 2 horas de passeio e seguimos a pé para um restante marroquino Al Mounia que eu havia pesquisado e feito a reserva. Lugar lindo, comida típica e deliciosa.

Voltamos para o ônibus para concluir nosso city tour.

Chegamos em casa mais cedo, descansamos um pouco e seguimos para nosso jantar no restaurante Sobrino de Botin (mais antigo do mundo segundo Guines). O lugar é bem interessante e a comida achamos ok. Ah, vale a pena fazer reserva pois é bem procurado.

Dia 4

O dia tão esperado pelas crianças: Santiago Bernabeu. Seguimos de metrô (outra aventura para os pequenos né?).

Ingressos comprados com antecedência com dia e horário marcados. Áudio guia nas crianças e bora… eles curtiram muito. E aí quem é mãe vai me entender: ver os olhinhos do filho brilhando por você estar realizando o sonho dele, não há satisfação maior neste mundo não é mesmo? Pois é, ele curtiu cada sala, ver os troféus, sentou nos vestiários imaginando seus ídolos sentados lá, tirou fotos, pisou no gramado, no banco de reservas, enfim… tudo o que tinha direito.

Daí fizemos uma surpresa para eles, passamos pela loja e dissemos que íamos procurar algum restaurante para comer ali por perto, e fomos andando na rua. Quando chegamos ao Restaurante Real Café Bernabéu (que também já estava reservado), com uma mesa com vista e bem pertinho do gramado, eles não acreditaram! Aliás, além da vista e da experiência, uma das melhores comidas que já provamos!

Voltamos para casa à tardinha de metrô, descansamos, fiz uma jantinha e saímos a noite (mas ainda bem claro) para dar uma volta nas ruas, paramos num barzinho com mesas na calçada e tomamos um drink.

Dia 5

Dia de pé na estrada. Affonso foi com o Victor buscar nosso carro e eu fiquei ajeitando as coisas. Tudo e todos embarcados, seguimos para a cidade Penafiel.

Estrada deliciosa, com vistas incríveis.

Aqui o roteiro e planejamento foi por conta do Affonso.

Até chegarmos no Finca Valdobar. Uma vila com seis casas lindas, onde os próprios donos nos recepcionaram e cuidaram de tudo, piscina, bicicletas, raquetes, brinquedos para as crianças e até geladeira abastecida com queijos, sucos, leite, jamon, máquina de café e pães frescos! Nos acomodamos e saímos para almoçar seguindo as dicas do anfitrião.

Passamos pela Plaza das touradas e comemos num restaurante bem pequeno, mas delicioso e típico. E fomos caminhar na cidade, que parecia cidade fantasma, totalmente vazia, daí nos demos conta da siesta. Realmente tudo fechado e vazio.

Subimos para o Museo Provincial Del Vino (Calle del Palacio, Peñafiel, Valladolid, Espanha) e fizemos o passeio guiado pelo Castelo de Penafiel.

Passamos numa loja para comprarmos os vinhos que queríamos e fomos muito bem atendidos pelo dono da loja.

Voltamos para casa, aproveitamos a piscina, preparei uma jantinha e descansamos.

Dia 6

Tínhamos agendado uma visita à Bodega Epifanio Rivera onde um dos três filhos do dono veio nos receber e apresentar todo o processo produtivo, a escolha das uvas, a harmonização dos sabores, enfim, uma aula de simplicidade, conhecimento e simpatia.

Seguimos para a Vinícola Pesquera, bem maior, onde conhecemos também a estrutura, a história e desenvolvimento do local e degustamos alguns rótulos.

No caminho nos deparamos com um campo repleto de girassóis maravilhosos. Não resistimos e paramos para registrar isso.

Fomos então para nosso almoço na Ambivium, que fica na vinícola Pago de Carraovejas. Optamos por um menu degustação e a opção kids para as crianças. Aqui mais uma combinação perfeita de vista e local lindo, com comida extraordinária com uma surpresa a cada prato.

Voltamos para casa e fomos nos aventurar por num banho de rio em frente nossa vila. Águas geladíssima e renovadoras.

Dia 7

Pé na estrada de novo. Nosso destino era Costa Brava, mas como a viagem seria longa de aproximadamente 8 horas, escolhemos fazer uma parada estratégica para descanso e conhecer outra cidade. A escolha foi Zaragoza. Achamos o apartahotel Los Girasoles bem confortável com 3 quartos, cozinha, lavanderia, sala, e com serviço de hotel bem bonitinho. Chegamos próximo à hora do almoço, deixamos as malas e saímos à pé para comer. Comemos no La Clandestina, um restaurante bem moderno, mas para as crianças não deu certo. Pratos muito típicos, condimentados e gordurosos. Então seguimos para conhecer a famosa e monumental Basilia Del Pilar, que realmente é linda, e na saída paramos num restaurante à quilo bem simples para as crianças comerem.

Passamos em casa, pegamos o carro e fomos para o Palácio Alfajeria. Lugar surpreendente de tradição árabe.

Voltamos para casa, banho e saímos para o jantar na Casa Lac (com reserva também). Comida muito boa, carne e batata para as crianças.

Dia 8

Pé na estrada de novo com destino à Tossa Del Mar. Mas no caminho decidimos parar numa cidadezinha bem pequena para almoçar, andamos mais um pouco, paramos em Girona. Estacionamos e conhecemos a igreja e andamos pelas ruelas de pedras lindas. Tomamos um sorvete e seguimos para nosso destino.

Chegamos no hotel Reymar, onde optamos por uma casa com três quartos que faz parte da complexo do hotel, porém com piscina privativa e as facilidades de uma casa (cozinha, lavanderia, etc). Fomos conhecer a praia, molhar os pezinhos, andar nas pedrinhas (pois essa é a “areia” deles) e paramos para jantar uma comidinha italiana.

Dia 9

Dia de praia e piscina. Sol, verão e aniversário do Affonso! Almoçamos à beira-mar, com direito a bolo e parabéns! À tarde piscininha e jantar no próprio hotel.

Dia 10

Mais praia e piscina, e à tardezinha fomos andar pela cidade. Charmosa com suas ruelas, com um Castelo conservadíssimo e uma linda vista.

Dia 11

Pé na estrada, rumo à Barcelona com uma parada estratégica em Montserrat. Trata-se de um monastério que fica no alto de uma montanha com um caminho surpreendente e uma vista espetacular. Colocamos no waze e ele nos guiou até a entrada, certinho. Almoçamos rapidinho no self-service do monastério, que é muito variado e bem serviço (as crianças comeram super bem) e seguimos para a apresentação do Coral que acontece diariamente dentro da basílica. Simplesmente emocionante! Fizemos a trilha, mas infelizmente o ferry não estava funcionando por algum problema técnico, então não conseguimos subir até o pico… imprevistos acontecem… no caminho de volta, uma feirinha com produtores locais de queijo, mel, doces, etc. bem saborosos.

Voltamos para o carro e seguimos para Barcelona, onde fizemos o checkin num apartamento alugado pelo Airbnb. Enquanto eu arrumava as coisas o Affonso foi devolver o carro.

Dia 12

Pegamos o metrô e subimos para o Montjuic (também com bilhetes comprados antecipadamente). Uma vista linda, mas não entramos no forte…

Caminhamos pelo parque até a cidade olímpica e almoçamos no restaurante Martinez (também reservado), frutos do mar e comida típica.

Decidimos fazer uma grande caminhada e fomos andando até las Ramblas. Passamos pelo Mercado La Boqueria e voltamos para casa para descansar um pouco.

Saímos andando para jantar e sem querer encontramos o El Nacional, com várias opções de restaurantes e tipos diferentes de comidas. Sorvete e casa…

Dia 13

Dia de city tour com o ônibus turístico. Demos uma volta panorâmica pela cidade e seguimos para o Camp Nou estádio do Barcelona. Mais uma vez, eles curtiram muito. Estava bem cheio, mas conseguiram interagir em algumas salas, assistir alguns vídeos, sala de imprensa, vestiários e um tour 360 que usam uns óculos de realidade virtual bem interessante.

Almoçamos um lanche num restaurante bem próximo ao gramado e eles adoraram. Passamos na super loja e pegamos nosso ônibus de volta.

Quando desembarcamos me dei conta que havia perdido minha carteira, com nossos RGs e dinheiro. Tentamos ir à central do ônibus, voltamos para o estádio, mas nada… infelizmente não encontramos… imprevistos de viagens…

Jantamos um crepe ao lado de casa, arrumamos as malas e descansamos.

Dia 14

Fechamos um transfer que nos buscou e deixou no aeroporto. Embarcamos em voo diurno para o Brasil. Cansados, porém com as energias recarregadas, mente e coração recheados de momentos maravilhosos!

Conclusão da Espanha com filhos

A viagem para a Espanha foi longa, intensa, repleta de experiências, aprendizados, risadas, preocupações… Mas para nós o mais importante é curtirmos tudo da viagem, desde o que dá certo como o planejado, como as situações inusitadas que nos adaptamos e tentamos mostrar para as crianças que nem tudo sempre dará certo, e devemos aprender e aproveitar esses momentos também.

ÍNDICE

Experiências e dicas sobre vinhos, harmonizações, oportunidades de descontos e viagens especiais.

Conheça no Instagram
icon2

"O mundo está aí, repleto de possibilidades para cada um aproveitar como quiser."

icon4

NEWSLETTER

Receba atualizações em tempo real assinando nossa newsletter.