image-80

Casamento em Toscana

Conteúdo atualizado em 18 de novembro de 2021

Conteúdo atualizado em 18 de novembro de 2021

Escolhemos realizar nosso casamento em Toscana pelos seguintes motivos: 1) por nossa descendência ser italiana, 2) pela oportunidade de levarmos nossa família para a região, 3) pela culinária que agradaria a todos, 4) vinhos; 5) queríamos muito conhecer.

Então partimos para essa aventura um ano antes, com todos os planejamentos para 32 pessoas.

Planejamento do casamento em Toscana

Tínhamos algumas premissas, o casamento seria numa região de campo, com uma vista para montanhas, portanto teríamos que escolher algo próximo à Florença. E precisávamos de 13 suítes, pois queríamos que todos ficassem juntos, porém com certa privacidade. Mas também queríamos ficar numa região central para fazermos alguns bate-e-voltas. Então fizemos duas sedes, uma em Florença e outra em Chianti.

E ainda tivemos três anjos da guarda: a Juliana do Tuscanyblu que organizou todo o casamento; e o Lorenzo e a Cassia do Barco Mediceo, que foram nossos guias.

Como chegar em Toscana

Dia 1

Embarcamos em Guarulhos em voo noturno, fizemos uma escala em Roma e seguimos para Florença. Chegamos por volta de 13h e a Juliana já nos esperava no aeroporto com nossas compras feitas (água, suco, pães, frutas, etc.) e seguimos de táxi para nossa casa alugada pelo Airbnb. Optamos por uma casa, pois como a Hellena estava com dois anos, as comidinhas dela seriam mais fáceis de serem preparadas em casa. Deixamos as coisas, tomamos um banho e seguimos para a Praça Duomo onde a Cássia e o Lorenzo nos esperavam.

Seguimos para um restaurante que eles haviam reservado e a comida estava divina: Hosteria da Ganino. Tanto pelo local como pela fome que estávamos.

No mesmo momento houve um desfile na rua com as pessoas caracterizadas com roupas de época… as crianças se divertiram. Tomamos um sorvete e fomos para o Museo Academia.

O Lorenzo já tinha comprado os nossos ingressos, e como estávamos com ele, passamos por uma fila preferencial.

Meio loucura colocar um museu no primeiro dia, sei disso, mas não teríamos tempo para fazer depois. As crianças foram pacientes e fizemos uma visita rápida de 1h30 com o Lorenzo nos mostrando as principais obras, dentre elas o gigante Davi.

Voltamos para casa e descansamos.

Dia 2

Lorenzo nos pegou de van pela manhã e seguimos para as vinícolas. Fizemos uma parada na Piazza Michelangelo, com a vista do alto da cidade.

Seguimos para Vinícola Antinori, uma gigante e encantodadora vinícola, passeamos pelas parreiras, descansamos em seus confortáveis sofás e degustamos seus inscríveis vinhos.

Seguimos para a Vinícola Brancaia, onde tivemos uma visita guiada exclusiva, passando pelas parreiras e todo o processo de fabricação. Terminamos numa degustação de cerca de 7 rótulos de vinhos e 3 azeites.

E o melhor de tudo, enquanto isso a Cassia preparou uma mesa de entreter imento para as crianças com desenhos, lápis e jogos.

Dali seguimos para nosso almoço em Castelari de Chianti, uma “mini cidade” linda com ruas de pedras estreitas, armazéns antigos e nosso restaurante com comida maravilhosa. Almoçamos com uma vista para as montanhas e ciprestes, no restaurante chamado Taverna Squarcialupi (Via Ferruccio, 26, 53011 Castellina in Chianti SI). Após o almoço caminhamos pelas ruas com todas as explicações do Lorenzo. Voltamos para casa no final do dia e por lá ficamos para descansar.

Dia 3

Dia de bate e volta. Fomos a pé a estação de trem onde já havíamos comprado aqui do Brasil os tickets para Lucca e Pisa.

Chegamos em Lucca e caminhamos pelas muralhas medievais para entrar na cidade. Entramos em algumas igrejas, paramos em algumas lojas, até a praça central, onde sentamos para petiscar e tomar uma cerveja. Seguimos caminhando até o restaurante que a Cassia já havia reservado para nós, Buca di Sant’Antonio. Ficamos no subsolo bem a vontade numa área privativa.

Após o almoço embarcamos no trem com destino à Pisa. Desembarcamos, caminhamos um pouco até o igreja e a torre. O Affonso e seu irmão subiram no alto da torre enquanto ficamos com as crianças brincando no gramado.

Na volta pegamos um taxi até a estação e embarcamos de volta para Florença.

Depois de tudo isso, jantinha em casa com as crianças.

Dia 4

Começamos o dia pela Galleria degli Uffizi . Poderíamos passar o dia inteiro, aliás vários dias, mas como estávamos com a Hellena fizemos um passeio de duas horas com o Lorenzo nos mostrando e explicando detalhes únicos das principais obras.

Enquanto estávamos lá, as crianças ficaram com a Cassia e uma guia local numa caça ao tesouro, descobrindo os principais pontos de Florença. Foi incrível, eles tinham mapa, ganhavam moedas se encontrassem as obras, até nos encontrarem no fim da manhã.

Fomos ao restaurante e encontramos o restante do grupo que havia acabado de chegar do Brasil, agora estávamos completos!!! Este restaurante Obicà Mozzarella Bar é mais moderno e tem como especialidade os vários tipos de mussarela de búfola.

Após o almoço seguimos com todos a pé, guiados pelo Lorenzo para conhecer efetivamente Florença, com seus principais pontos: Duomo Santa Maria del Fiore , Piazza della Repubblica (com seu encantador Carrosel), Santa Maria Novella, Farmácia de Santa Maria Novella Officina Profumo, (lugar encantador, com produtos exclusivos e uma dica é um pout pourri maravilhoso), e em alguns pontos as crianças que nos explicavam as obras pois já tinham visto na caça ao tesouro. Terminamos pela Ponte Vecchio e dali o grupo se dividiu, e cada um foi fazer o que preferia.

Nós passamos em algumas lojas de vinhos e mercados para comprar alguns produtos típicos como azeite, massas, trufas, temperos e molhos.

À noite fomos jantar num restaurante que tem um serviço de rodízio de petiscos típicos, pena que não anotei este.

Dia 5

Seguimos o tour por Florença conhecendo os principais pontos com o Lorenzo. Almoçamos no Mercato Centrale no restaunte Tosca a tradicional bisteca fiorentina, e continuamos a caminhada à tarde explorando a cidade, entrando em algumas lojinhas, tomando sorvetes… uma tarde mais “livre”.

Dia do casamento

Dia 6

Dia de casar!!! Nos encontramos num ponto específico e seguimos todos em três vans para nossa Villa Il Leccio in Chianti. Com a ajuda da Juliana encontramos um castelo com nossas 13 suítes, pequeno produtor de vinho e azeite, e a dona seria nossa anfitriã e cozinheira exclusiva! Perfeito!

Imaginem como fomos recebidos, por um apetitoso brunch. Fizemos um tour pela Villa e a tarde tínhamos uma equipe de cabeleleiros e maquiadores para nos arrumar. Tudo regado à um refrescante vinho branco. As mulheres se arrumaram na sala de estar da villa, eu na minha suíte, com todos, principalmente as crianças, participando de tudo, com o entra e sai constante. Enquanto os homens e as crianças se divertiam na piscina.

Ah, tínhamos os fotógrafos registrando todos esses momentos.

Todos prontos, acomodados no jardim, minha mãe me ajuda nos últimos detalhes colocando os brincos da minha bisavó e o Victor me acompanhando na descida das escadas onde meu avô me aguardava. Aguenta coração!!!!

Realizamos então nossa tão sonhada e emocionante cerimônia, com as pessoas que viveram toda nossa história junto de nós.

Fomos para um coquetel, brindamos, caminhamos pela Villa para fazer alguma fotos e fomos jantar na parte de trás da Villa onde tínhamos um mesa bem comprida e uma banda nos esperando.

Daí tiveram brindes e mais brindes, homenagens, lágrimas, declarações e tudo que tínhamos direito. Jantamos, dançamos, preparamos o bolo, dançamos mais… até não aguentarmos mais e dormir.

Dia 7

Acordamos na Villa com um delicioso café preparado pela nossa chef/dona com tudo caseiro: bolo, iogurte, pães, geleias, etc.

Curtimos o dia de piscina todos juntos… Almoçamos, descansamos, conversamos…

À noite, comemoramos o aniversário da Hellena de 2 anos com uma típica pizzada italiana. Eles montaram um forno de pizza no jardim e preparavam as pizzas que pedíamos. Cantamos parabéns para a Hellena e seguimos noite adentro relembrando os momentos da viagem, jogando conversa fora, rindo, chorando, vivendo.

Dia 8

Após o café, alguns estenderam a viagem de Toscana para Roma e nós seguimos para o aeroporto para nosso retorno para o Brasil.

Conclusão casamento em Toscana

Viagem mais que especial por diversos motivos: reunimos as pessoas que mais amamos nessa vida, proporcionando uma viagem que alguns jamais fizeram, conhecemos lugares incríveis, provamos sabores inesquecíveis, comemoramos os dois anos da nossa misturinha Hellena e, ainda por cima, casamos!

Nem tudo foi perfeito, tivemos alguns desencontros de expectativas, descontentamentos com alguns passeios ou restaurantes, afinal nunca conseguiríamos agradar as 32 pessoas 24 horas todos os 6 dias.

Acho que uma dica aqui quando o grupo é grande, vale propor alguns passeios mas também deixar as pessoas bem a vontade para seguirem juntos ou não. Mas certamente aprendemos com tudo e o saldo foi infinitamente positivo!

Já segue a gente no Instagram e no Facebook?

ÍNDICE

Experiências e dicas sobre vinhos, harmonizações, oportunidades de descontos e viagens especiais.

Conheça no Instagram
icon2

"O mundo está aí, repleto de possibilidades para cada um aproveitar como quiser."

icon4

NEWSLETTER

Receba atualizações em tempo real assinando nossa newsletter.

icon3

leia também

icon1

posts recomendados

icon1

Deixe um comentário