Conteúdo atualizado em 22 de agosto de 2022
Veja neste post as dicas da cidade de Óbidos. Feche os olhos e imagine um filme da época medieval, onde a cidade fica protegida por altos muros de pedra, ruas estreitas que levam até o castelo.
Mas basta abrir os olhos e verá Óbidos.
Como chegar em Óbidos
Por ficar a menos de 1 hora de Lisboa, muitas pessoas fazem o passeio bate e volta. Nós estávamos na nossa Road Trip por Portugal, vindos de Sintra.
Mas na minha opinião, vale muito a pena dormir de uma a duas noites para “sentir” o clima medieval da cidade.
Como se locomover em Óbidos
Você pode estacionar o carro em bolsões de estacionamentos públicos que ficam bem próximos à entrada principal da cidade. Só colocar no Google Maps ou Waze.
Portanto, é proibido entra de carro na cidade. Contudo há algumas excessão dos carros de serviços gerais como lixeiro, polícia, abastecimentos e alguns turistas que hospedam no castelo terão uma entrada privativa mais próxima. Portanto para quem tem alguma dificuldade de locomoção pode ser mais desafiadora a caminhada pela cidade.
Onde se hospedar em Óbidos
Há algumas opções de hospedagem dentro das muralhas, você pode consultar por aqui. Você não paga nada a mais por isso, e eu recebo um pequeno percentual que me ajuda a manter o blog sempre atualizado.
Ou ainda, fora das muralhas, que também funciona bem se vocês estiver de carro.
Nós optamos pelo hotel Exé Villa D’Óbidos que fica a 5 minutos da muralha.
Booking.comOnde comer em Óbidos
Nós provamos dois restaurantes: o Castelo de Óbidos que além de proporcionar a experiência de estar dentro do castelo, a comida é deliciosa!
E o Petrarum Domus com paredes de pedras, mesas de madeiras, bem característico, como uma taberna, e comida muito boa.
Contudo, também recebemos indicações dos seguintes restaurantes: Taberna d’ Adélia, Tasca Torta, A nova casa de Ramiro, Pub ibn errik rex, A Real Casa do Petisco, Jámon Jámon, o Meiro, O Caldeirão.
O que fazer em Óbidos
Hoje a cidade se destina exclusivamente ao turismo, contudo, existindo somente cerca de 50 pessoas mais idosas que ainda moram dentro dos muros.
Em suma, são basicamente duas ruas principais. Repletas de restaurantes que se parecem com antigas tabernas, lojas bem charmosas com produtos e souvenires locais, e lojas que vendem os famosos chocolates e ginjinhas.
Este último é bem tradicional e exclusivo de Óbidos. É um licor feito da fruta ginja que se parece com uma cereja. Normalmente é servido em copos de chocolate. Uma delícia!
Além disso há três locais interessantes para se conhecer. O mercado biológico que mistura livros empilhados em caixas de madeiras, frutas, legumes e produtos orgânicos.
O segundo é o interior da igreja de Santiago que é repleta de livros, inclusive no altar.
E por último, o castelo em si. Atualmente ele é ocupado por um hotel da rede Pestana (você pode consultar por aqui). Mas se você não se hospedar, vale agendar um almoço ou jantar no restaurante. Nós fomos à noite e adoramos a experiência e a comida!!!
Contudo, outra forma de conhecer a cidade é caminhando no alto das Muralhas que circulam toda a cidade. A vista é linda!
Além disso, a cidade é reconhecida pelo Festival Medieval que acontece anualmente no final de julho. Parece ser uma festa bem animada, onde todos entram no clima com bebidas, comidas e fantasias! Então se conseguir agendar sua visita para esta época, será perfeita.
Bate e volta até Fátima
Nós também escolhemos a cidade como base para fazermos um passeio bate e volta à Fátima e Nazaré.
Dirigimos por menos de uma hora até Fátima.
Independente da suas crenças e religião, o local merece a visita por todo o clima e energia que tem. Uma paz sem explicações.
Além disso, também pela arquitetura e história. Você vai encontra a Basílica antiga e no extremo oposto a Basílica nova que acomoda até 9000 pessoas. Entre uma e outra basílica, há a pequena capela onde se celebram missas diárias. E também é o caminho para os peregrinos pagarem suas promessas ajoelhados. em suma, é emocionante!
Cerca de uma a duas horas são suficientes se sua intenção for só conhecer.
Bate e volta Nazaré
Portanto, de Fátima seguimos 30 minutos pela nossa Road Trip até Nazaré.
A cidade é um chame, com vários prédios baixos virados para a praia.
Almoçamos no Taberna de 8 a 80 uma comidinha caseira bem gostosa.
Fomos até o famoso Forte de São Miguel Arcanjo. Pagamos um euro por adulto para ter acesso à exposição de pranchas de vários famosos, e ao alto do Farol de onde é possível ver as pedras e o mar, e imaginar as ondas respingando lá no alto em época de ondas gigantes. É impressionante!
Nas proximidades há o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, vários restaurantes e lojinhas.
Descemos de volta à orla e curtimos a praia. Somente a praia pois a água do mar é extremamente gelada, impossível de entrar. Além das ondas bem fortes.
Não ficamos, mas acho que o pôr do sol deve ser lindo dali.
Portanto, dia seguinte seguimos viagem pela Road Trip por Portugal até Aveiro (clique aqui para saber mais).
Além das dicas que compartilho aqui, eu também posso ser uma facilitadora no planejamento da sua próxima viagem. De forma personalizada montamos um roteiro que combine com seu estilo e caiba no seu bolso. É só me contatar pelo Instagram. Aliás lá, você encontra todas as fotos, posts e Destaques das nossas viagens.