Conteúdo atualizado em 12 de novembro de 2021
O aeroporto mais próximo para chegar na Praia do Forte é o de Salvador, que fica a quase 2 horas de estrada. Hospedamos numa casa dentro condomínio Iberostate alugada pelo Airbnb. Chegamos na Praia do Forte com os filhos e nossa hospedagem ficava há 15 minutos do centro.
O que fazer na Praia do Forte
As principais atrações ficam na ruazinha do centro com restaurante e lojinhas. Tem, também, a charmosa e pequena igreja São Francisco de Assis, que beira o mar.
Daqui você já avista o Projeto Tamar, que acaba sendo um passeio imperdível. Lá você conhece as diferentes espécies de tartarugas, desde as maiores e mais antigas até o berçário com as pequeninas. Também se vê tubarões, raias e alguns peixes.
Praias da Praia do Forte
Em relação às praias, a praia da nossa casa era bastante agitada e impossível de entrar com as crianças.
Conhecemos a Praia do Lord e do Chapéu que dependendo da maré, acaba formando piscinas naturais ideais para os pequenos.
Também fomos até a Praia de Itacimirim para passar o dia. Fica a 15 minutos de carro da Praia do Forte. E se der sorte (como demos), consegue comprar peixes frescos com o barco chegando do alto mar.
Uma ótima opção para almoço é o restaurante Manguezal (BA-099, 830, Camaçari – BA, 42825-000, Brasil), que como o nome já diz fica dentro de um manguezal repleto de caranguejos.
Então você estaciona e anda por um ponte para dentro do manguezal até às margens do Rio Pojuca, onde ficam as mesas. A comida é bem saborosa.
No final uma surpresa, ganhamos como cortesia um passeio de barco pelo rio até o encontro com o mar. O passeio dura cerca de 30 minutos (ida e volta). As crianças adoraram.
Almoçamos também no restaurante Donana que fica bem no centrinho com suas tradicionais moquecas.
Fomos duas vezes à cervejaria Port Royale (Alameda dos Pescadores Lotes 1 e 2, Mata de São João – BA, 48280-000, Brasil) que fica no centrinho também. Além da deliciosa cerveja, eles têm petiscos gostosos e uma comidinha para as crianças.
Passeios que gostaríamos de ter feito mas não estão funcionando devido a pandemia:
Passeio de barco em alto mar para avistar a baleia Jubarte;
Andar pelo Castelo Garcia D’Ávila que é a construção mais antiga do Brasil.
Conclusão da Praia do Forte com filhos
Uma semana seria, a meu ver, o tempo ideal para curtir as atrações, praia e aproveitar a região. Há boas hospedagens no condomínio do Iberostar, porém não dá para curtir a praia do condomínio com as crianças, vai precisar de carro e deslocar para um local mais tranquilo. Mas o condomínio é lindo, seguro e bem estruturado.
Já segue a gente no Instagram e no Facebook?