Conteúdo atualizado em 18 de novembro de 2021
Fomos visitar o Museu da Imigração numa tarde com as crianças. O passeio é bem interessante, o prédio é bem conservado e tem uma cafeteria bem charmosa nos jardins. Quando os pequenos estão em idade escolar, o passeio fica ainda mais significativo.
História do Museu da Imigração
O Museu da Imigração, localizado no Estado de São Paulo, é uma instituição pública vinculada à Secretaria de Estado da Cultura. O museu fica na sede da extinta Hospedaria dos Imigrantes, na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no tradicional bairro da Mooca.
Das atrações mais interessantes, tem uma sala com o registro dos imigrantes que chegavam ao Brasil num livro bem grande, e uma parede com gavetas de documentos bem legais. Outro ponto alto é o passeio de maria fumaça. O vagão é todo decorado e o passeio dura cerca de 30 minutos.
O edifício é um patrimônio histórico tombado devido à sua importância para compreender os fluxos de imigração no país e no Estado de São Paulo. O local vem aprimorando seu trabalho, criando oportunidades para que seu público interaja cada vez mais com as diferentes influências que compõem o cenário cultural da cidade. O museu é altamente frequentado por pessoas de dentro e de fora da capital paulista.
A exposição de longa duração, “Migrar: experiências, memórias e identidades”, é dividida em oito módulos, que permitem ao visitante conhecer o processo migratório, como algo inerente à humanidade e, a partir disso, os processos migratórios ocorridos no Estado entre os fins do século XIX e início do século XX. Em exposições temporárias, o local aborda temáticas relativas aos movimentos migratórios contemporâneos que acontecem em São Paulo, buscando discutir suas características, personagens, diferenças e semelhanças com a migração ocorrida no passado.
Eventualmente o museu também realiza mostras de curta duração que falam sobre os processos históricos de migração, como a exposição intitulada “Retratos Imigrantes”, que apresentou ao público uma série de fotografias de pessoas que passaram pela antiga hospedaria de Ilha Ellis, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.
O museu funciona de quarta a domingo, das 11h às 17h (bilheteria até as 16h), mas é importante sempre conferir as condições de visitação. Compre seu ingresso antecipadamente no site Ticket360.
Importante: Por motivo de manutenção, a linha telefônica do MI está sem funcionamento.