Conteúdo atualizado em 30 de março de 2022
Caraíva é uma península que fica no sul da Bahia. Península pois é uma extensão de terra que é banhada pelo mar e por rio, mas ainda “conectada” ao continente. Não existem carros, portanto tudo é feito a pé ou com carroças puxadas por burros (35 reais), portanto otimize sua bagagem. Toda a fiação está soterrada, então não há cabos de energia ou postes espalhadas e poluindo o visual.
Apesar do desenvolvimento para o turismo, ainda existem muitos índios e grande influência de seus costumes.
Aqui a velocidade das coisas e a energia são uma atração à parte. O sinal de internet é bem restrito aos hotéis e restaurantes.
Como chegar em Caraíva
O trajeto para a chegada nesta península de Caraíva por si só já é uma aventura. O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro – Bahia, que fica a duas horas de distância.
Partimos de Arraial d’Ajuda pois estávamos na Road Trip, e dirigimos cerca de 1h30 entre a estrada asfaltada e outra de terra bem esburacada. Daí você deixa o carro num estacionamento próximo a travessia e embarca num barco a remo para atravessar o rio e chegar em Caraíva (10 reais por pessoa). Você pode escolher pagar ou não pelo Eco Ticket para a Associação dos Moradores (valor sugerido 10 reais), que seria uma taxa de preservação.
Onde se hospedar em Caraíva
Existem diferentes tipos de hospedagens em Caraíva. Desde casas para aluguel, pousadas e campings. Até hotéis boutique mais luxuosos. Usando este meu link você consegue pesquisar os hotéis, não pagando nada a mais por isso, e me ajudando a manter sempre atualizado todo este material que disponibiliza gratuitamente.
Booking.comA primeira vez que fomos hospedamos na pousada mais antiga de Caraíva, a Lagoa. Cuja dona, dona Ermínia, chegou na península há mais de 30 anos e foi super ativa na construção. Uma simpatia!
Na segunda vez que fomos, somente eu e a Hellena, escolhemos outro estilo de hospedagem, mais sofisticado, com piscina. Chamava-se Villa Fuló. Linda e atendimento impecável.
O que fazer em Caraíva com os filhos
O principal atrativo é a praia e o rio. Mar bem agitado, com grandes ondas. E boa estrutura de barracas, com restaurantes, música ao vivo.
Do outro lado há o rio, com águas bem calmas e um lindo pôr do sol.
Além disso existem alguns passeios nas proximidades como a Praia do Satu, Corumbau, Praia do Espelho. Ou ainda uma experiência única que é visitar uma tribo indígena.
Não deixei de contemplar o pôr do sol no rio, que é mágico.
E caminhe pelas ruelas de areia, contemplando as casinhas coloridas e vida simples dos moradores. E visite uma lojinha da artista Sophie, que é uma francesa que se apaixonou pela região e mudou-se para lá. Ela estampa suas pinturas em tecidos e deles faz vestidos, camisas, cangas, etc. com as casinhas coloridas.
Passeio Aldeia Indígena
O próprio hotel providenciou o agendamento com o buggeiro para a Reserva Indígena Pataxó. São dois horários: pela manhã e à tarde, de segunda à sábado. Paga-se a taxa de 70 reais por adulto e crianças de 6 a 10 anos pagam meia.
Fomos de buggy até lá (20 minutos) e um rapaz indígena nos esperava do lado de fora. Ele nos deu um banho purificante de ervas (com água quentinha, ufa).
Depois fomos levados até as crianças que realizam pinturas na nossa pele e, ao final, dizem o significado do desenho que escolheram fazer. O meu foi coragem e o da Hellena amor. Daí, começa a palestra e ele explica um pouco sobre a origem dos pataxós, sobre o dialeto, os costumes, outras comunidades indígenas, os espíritos, etc.
Tudo isso com incenso que ele defuma o espaço e nos convida à reflexão, agradecimentos e pedidos.
Depois vem vários índios e fazem uma apresentação de dança, cantando, tocando seus instrumentos e nos convidam a participar. Ao final, seguimos para degustar um peixe que eles preparam numa folha, farinha, batata-doce, banana e chá de capim santo. Certamente uma experiência única para quem tiver a oportunidade de vir.
Onde comer em Caraíva
Vou listar os restaurantes que provamos e recomendamos:
Boteco do Pará é sem dúvida o melhor. Não deixe de provar o pastel de arraia e a cocada. Mas todos os pratos são deliciosos.
Jacarandá com comida mais sofisticada, mediante reserva.
Jardim Sushi, um restaurante japonês aos fundos de uma casa, bem saboroso.
Outra dica para uma comidinha leve são as tapiocas na beira do rio. Grandes, bem recheadas e valem uma refeição.
Barraca Coco Brasil que além e comidinhas oferece toda a estrutura de praia como cadeiras, banheiros, duchas.
Conclusão de Caraíva com os filhos
Caraíva é de uma rusticidade encantadora e charmosa. Praias lindas, apesar do mar mais agitado com ondas grandes, rio com águas calmas e pôr do sol magnífico. As pessoas são acolhedoras e gentis, parece que o tempo passa mais devagar lá.
Então aproveite para se desconecta do mundo e se conectar em você e com a natureza. Aproveite!
Continue acompanhando nossa Road Trip pelo Nordeste Brasileiro.
Já segue a gente no Instagram e no Facebook? Todos os vídeos e fotos estão salvas nos Destaques.