image-18

Museu da Imigração com crianças

Conteúdo atualizado em 18 de novembro de 2021

Conteúdo atualizado em 18 de novembro de 2021

Fomos visitar o Museu da Imigração numa tarde com as crianças. O passeio é bem interessante, o prédio é bem conservado e tem uma cafeteria bem charmosa nos jardins. Quando os pequenos estão em idade escolar, o passeio fica ainda mais significativo.

História do Museu da Imigração

O Museu da Imigração, localizado no Estado de São Paulo, é uma instituição pública vinculada à Secretaria de Estado da Cultura. O museu fica na sede da extinta Hospedaria dos Imigrantes, na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no tradicional bairro da Mooca.

Das atrações mais interessantes, tem uma sala com o registro dos imigrantes que chegavam ao Brasil num livro bem grande, e uma parede com gavetas de documentos bem legais. Outro ponto alto é o passeio de maria fumaça. O vagão é todo decorado e o passeio dura cerca de 30 minutos.

O edifício é um patrimônio histórico tombado devido à sua importância para compreender os fluxos de imigração no país e no Estado de São Paulo. O local vem aprimorando seu trabalho, criando oportunidades para que seu público interaja cada vez mais com as diferentes influências que compõem o cenário cultural da cidade. O museu é altamente frequentado por pessoas de dentro e de fora da capital paulista.

A exposição de longa duração, “Migrar: experiências, memórias e identidades”, é dividida em oito módulos, que permitem ao visitante conhecer o processo migratório, como algo inerente à humanidade e, a partir disso, os processos migratórios ocorridos no Estado entre os fins do século XIX e início do século XX. Em exposições temporárias, o local aborda temáticas relativas aos movimentos migratórios contemporâneos que acontecem em São Paulo, buscando discutir suas características, personagens, diferenças e semelhanças com a migração ocorrida no passado.

Eventualmente o museu também realiza mostras de curta duração que falam sobre os processos históricos de migração, como a exposição intitulada “Retratos Imigrantes”, que apresentou ao público uma série de fotografias de pessoas que passaram pela antiga hospedaria de Ilha Ellis, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

O museu funciona de quarta a domingo, das 11h às 17h (bilheteria até as 16h), mas é importante sempre conferir as condições de visitação. Compre seu ingresso antecipadamente no site Ticket360.

Importante: Por motivo de manutenção, a linha telefônica do MI está sem funcionamento.

Já segue a gente no Instagram e no Facebook?

ÍNDICE

Experiências e dicas sobre vinhos, harmonizações, oportunidades de descontos e viagens especiais.

Conheça no Instagram
icon2

"O mundo está aí, repleto de possibilidades para cada um aproveitar como quiser."

icon4

NEWSLETTER

Receba atualizações em tempo real assinando nossa newsletter.

icon3

leia também

Deixe um comentário