Conteúdo atualizado em 21 de fevereiro de 2022
Escolhemos conhecer São Miguel do Gostoso com nossos filhos por alguns motivos. Obviamente que estava no nosso caminho da Road Trip e eu sempre tive vontade de conhecer essa cidade ainda pouco divulgada no turismo. Mas especialmente por um hotel que eu gostaria muito de conhecer: Mi Secreto. Estava na minha listinha de desejos há alguns anos. Então foi a oportunidade de viver essa experiência e buscar outras atrações na região.
Onde hospedar
Dividimos nossa hospedagem entre uma casa e um hotel. Primeiro chegamos na casa que ficava ao lado do Hotel Spa do Amor, inclusive fomos recebidos pelo gerente do hotel. O condomínio que ficamos tem estrutura de piscina e é de frente para o mar. e se você quiser também pode tomar café e usar o restaurante do hotel.
E na segunda parte hospedamos no hotel Mi Secreto que é simplesmente incrível.
Mas a cidade oferece várias opções de hospedagens, desde as casas para aluguel, como pousadas e hotéis mais luxuosos. Consulto por aqui os hotéis . você não paga nada a mais por isso e me ajuda a manter sempre atualizado este conteúdo gratuito que disponibilizo aqui no blog.
Booking.comComo chegar
Nós chegamos à São Miguel do Gostoso vindos de Aquiraz (Beach Park) e levamos 5 horas de viagem pela nossa Road Trip pelo Nordeste. Mas a opção mais rápida é desembarcar no aeroporto de Natal e dirigir por 1h30 até o destino.
Roteiro
Dia 1
Fomos até Touros. Passamos pela marco 0 da BR101, que cruza o país até o Rio Grande do Sul, com mais de 4700 km.
De lá seguimos para o Farol do Calcanhar, administrado pela Marinha, o maior farol do Brasil e o 2.º maior da América Latina.
Seguimos até a cidade de Touros, onde tem o outro marco: o primeiro ponto que os portugueses chegaram no Brasil. Há uma teoria, baseada em alguns documentos arquivados e estudo das marés, que esse seria o primeiro ponto a ser avistado pelos portugueses em terras brasileiras, e não Porto Seguro como aprendemos. A cidade é bem movimentada… Já as praias bem desertas, sem estruturas de barracas (pelo menos não tinham na segunda-feira).
Voltamos para Gostoso e foi difícil encontrar algum restaurante aberto, pois soubemos que a maioria fecha às segundas.
Passamos na cachaçaria Urco do Tubarão, sendo uma atração à parte. O local é pousada, restaurante, cachaçaria e museu de antiguidades. Além disso, conta com a figura ilustre do dono, o senhor Nelson, que é um contador de histórias.
Ficamos 30 minutos conversando e, se deixasse, ficaríamos a tarde toda. Ele conta sobre o processo produtivo da bebida comparando a uma linha de montagem.
Dia 2
Fomos descobrir a Praia de Tourinhos e o dia foi incrível! Há barracas de praia que servem peixe fresco e comidinha para as crianças. Do lado direito existem umas dunas petrificadas, que você pode subir e ter um visual panorâmico lindo. Em baixo, devido à maré, formam-se piscinas naturais ótimas para as crianças.
Do lado oposto, quando a maré está subindo, forma-se o Suspiro da Baleia. Existe uma espécie de buraco nas pedras que conforme a onda bate, a água é jorrada para o alto. Muito interessante!!!
Como se não fossem atrativos suficientes para uma praia, o pôr do sol ali é de tirar o fôlego. Fomos em julho e o sol se põe “dentro” do mar. Uau!!!
Dia 3
Repetimos a praia de Tourinhos pela manhã e almoçamos por lá. No caminho de volta, paramos num pequeno ateliê para conhecer o trabalho regional, chamado Labirinto. O ateliê reúne o trabalho de todos os artesãos locais e representa, principalmente, as labirinteiras, mulheres que “desmancham” os sacos de tecido e refazem as tramas com trabalhos lindos.
Fomos fazer o check-in no hotel que eu estava ansiosa para conhecer, o Mi Secreto. E realmente é lindo! Passamos o restante da tarde por lá e jantamos no restaurante da pousada. A comida estava bem gostosinha.
Dia 4
Curtimos o hotel o dia todo. Revezamos entre mar e piscina… E ainda descobrimos uma casinha com brinquedos, cozinha e carrinho para as crianças. Almoçamos no restaurante do hotel e continuamos curtindo por lá.
À tarde fomos ver o pôr do sol na praia, mais um espetáculo da natureza!!! Vimos o sol “entrando” no mar.
À noite fomos ao centrinho de São Miguel do Gostoso para jantar. Na rua da Xepa fica a maioria dos restaurantes, inclusive os mais descolados, como o Borogodó que escolhemos. Um cardápio bem criativo com produtos locais. Adoramos!
Dia 5
Dia de dizer até breve e colocar o pé na estrada para continuar nossa Road Trip pelo Nordeste com destino à Recife.
Conclusão de São Miguel do Gostoso com filhos
São Miguel do Gostoso com os filhos é ótimo para quem quer sossego, curtir as lindas praias com tranquilidade. Achei que possui uma infraestrutura razoável, com várias opções de hospedagem e restaurantes, desconsiderando a falta de barraquinhas e praias vazias (o que eu acho ótimo). Para as crianças o destino oferece praia e piscina. Uma semana é tempo suficiente para curtir as atrações, praias e hotel.
Já segue a gente no Instagram e no Facebook? Por lá você consegue acompanhar todos os vídeos e fotos da viagem.