Conteúdo atualizado em 22 de agosto de 2022
Esse roteiro em Lisboa traz dicas de forma a otimizar em dois dias de viagem.
Montamos esse roteiro em Lisboa e Portugal durante dois ano, pois nossa viagem à Portugal foi comprada em 2019 e faríamos em 2020. Mas com a pandemia, ficamos planejando-a durante todo esse tempo. E quanto mais tempo para pesquisar e planejar, mais coisas queríamos conhecer. Mas só tínhamos 16 dias para rodar Portugal quase que todo. Então tentamos aproveitar ao máximo todas as dicas e informações para montar o roteiro em Lisboa. A melhor forma foi alugar um carro e fazer uma Road Trip por Portugal.
Pelo link você consegue acompanhar todas as cidades pelas quais passamos e saber mais detalhes sobre elas.
Nosso voo chegou por Lisboa, então já começamos por lá mesmo nossa viagem.
Como chegar em Lisboa
Busque pelos voos diretos do Brasil, pois são apenas 9 horas de voo. Especialmente se tiver com crianças, são super cômodos. Isso vai otimizar ainda mais seu roteiro em Lisboa.
Onde hospedar em Lisboa
São diversos bairros e regiões super agradáveis, mas nós optamos pelo Chiado, que fica numa região nobre repleto de lojas de grife e bons restaurante, e super bem localizada. Contudo é possível se deslocar facilmente para todas as outras regiões, tanto de taxi, como de transporte público. E como precisávamos otimizar nosso r
Ficamos no Hotel Avanni que pertence à rede Tivoli. Mas através do meu link você consegue pesquisar o hotel que mais combina com seu perfil e bolso. Você não paga nada a mais por isso, e eu recebo um pequeno percentual que me ajuda a manter o blog sempre atualizado.
Booking.comComo se locomover em Lisboa
Em Lisboa não compensa alugar carro. Especialmente se for sua primeira vez.
Em contrapartida, optando pelos ônibus turísticos você terá uma visão panorâmica da cidade, dos principais pontos. O ponto fraco é que, como Portugal é uma cidade antiga, algumas ruas são bem estreitas, o que impossibilita a entrada dos ônibus. Então ele te deixará num ponto próximo e você terá que caminhar um pouco.
Em contrapartida os tuk tuk, que normalmente são elétricos, fazem sucesso. Pois além de não poluírem ainda te levam para todos os principais pontos turísticos de maneira cômoda e recheado de explicações históricas. Com direito à algumas paradas com fotos feitas pelo motorista. Busque por um veículo com cobertura para te proteger do sol. Os valores giram em torno de 100 euros o carro para 2 horas de tour.
Obviamente há táxis e os TVDE, que são como o Uber no Brasil.
E além disso, muitos se locomovem com patinetes elétricos. Se fizer um estilo aventureiro, é só baixar o aplicativo, fazer o cadastro e acionar. Custa cerca de 0,30 de euros por minuto.
Onde comer em Lisboa
As opções são infinitas, para todos os gostos e bolsos, mas vou citar o que provamos e aprovamos:
Time Out – comemos hambúrguer e bolinho de bacalhau. Além de um drink com vinho do Porto Taylor’s. Tudo delicioso. Mas há opções de comidas portuguesas inclusive de chefs famosos, comida japonesa, sopas, doceiras e muito mais.
JNcQUOI – restaurante mais requintando, ótimo para uma comemoração especial (passamos o aniversário do Affonso). Garçons e sommelier super simpáticos e empáticos para adaptar um cardápio para a Hellena (que comeu um peixe delicioso). No piso inferior ainda tem um bar com DJ com baladinha super animada. Contudo, por razões óbvias não ficamos rsss.
O que fazer em Lisboa
Optamos por dois dias inteiros em Lisboa, então otimizamos bem o roteiro. Mas certamente por volta de 4 a 5 dias sejam ideais para se conhecer bem a cidade.
Dia 1 do roteiro em Lisboa
Chegamos no voo as 9h da manhã e depois da imigração, aliás, a imigração mais simpática que já tivemos. Pegamos um táxi na porta do aeroporto e chegamos no hotel por 15 euros.
O quarto demorou uns 40 minutos para ficar pronto (afinal nosso checkin era somente as 14h, mas eles conseguiram antecipar). Então coloquei um biquíni na Hellena e ficamos na piscina enquanto isso.
Quarto liberado, arrumamos as coisas, tomamos um banho e fomos almoçar no Time Out ou Mercado Ribeira. Foram mais 15 euros de táxi.
Chegando lá nos surpreendemos com tantas opções gastronômicas. Desde sushis, hambúrgueres, comida asiática, e obviamente as comidas típicas como bolinho e outros pratos com bacalhau.
Lá na porta mesmo pegamos um tuk tuk, coincidentemente de um brasileiro, que nos apresentou o centro velho de Lisboa por mais de uma hora.
Esse meio de transporte é ótimo para quem tem crianças, pois além de não se cansarem, nós conseguimos parar nos principais pontos de forma rápida, tivemos uma ótima explicação do guia/motorista, e uma visão geral da cidade. Nós fizemos com o Alex (+351 911 707 057) e super recomendo.
Ele ainda nos deixou no funicular Da Glória, para podermos ter a experiência de andar de bondinho.
Subimos ao mirante e em seguida descemos.
Passamos pela Loja Mundo Fantástico da Sardinha. Uma linda loja de sardinhas enlatadas. O divertido é você encontrar a lata com o seu ano de nascimento. Além disso, eles possuem polvo, atum e mais de 20 tipos de peixes enlatados. Uma delícia!
Subimos então caminhando até o nosso hotel para um descanso e jantar.
Comemoração de aniversário
Como era aniversário do Affonso fomos conhecer o famoso JNcQUOI, em frente ao nosso hotel.
O lugar é lindo, serviço impecável e comida deliciosa!!! Vale muito a pena para um jantar especial!
Dia 2 do roteiro em Lisboa
Dia de ir até Belém.
Pedimos um TVDE, como se fosse o nosso Uber e gastamos 12 euros.
Começamos pela Torre de Belém que pode admirada pelo lado de fora. Mas se você quiser entrar tem que comprar os bilhetes pela internet com antecedência (9 euros cada e criança até 12 anos grátis). Foi o que fizemos.
De lá caminhamos por 15 minutos até o Monumento Padrão dos Descobrimentos, beirando o Tejo também.
E na sequência fomos até o Mosteiro dos Jerónimos, que é gigantesco e lindo.
Caminhamos mais um pouco até o restaurante O Frade (que fiz reserva).
Voltamos um pouquinho para provar os famosos pastéis de nata.
Há uma grande concorrência entre a loja: Pastéis de Belém e a Manteigaria. Contudo, provamos os dois e preferimos os Pastéis de Belém (mais crocante, quentinho e menos doce, ótimo para ser combinado com vinho do Porto).
Pegamos um táxi e fomos até o LX Factory. Uma região industrial que foi revitalizada e se transformou num espaço super moderno. Em suma, repleto de bares e restaurantes, muitos com opções veganas, lojinhas com produtos orgânicos e sustentáveis. Super legal!
Voltamos para o hotel a tempo de curtir a piscina.
À noite fomos provar um dos muitos restaurantes do chef Avillez. Fomos ao Cantinho de Avillez que precisa de reserva e fica em Chiado. Comida bem gostosa. De lá caminhamos pelo bairro, passando pelo famoso café A Brasileira, que tem uma decoração linda!
Dia 3 do roteiro em Lisboa
Fomos ao aeroporto pega nosso carro na locadora. Estava bem cheio e demoramos mais de uma hora. Contudo, parece que retirar o carro no centro de Lisboa seja uma melhor opção. Mas se for devolvê-lo no aeroporto, pagará uma taxa.
Mas deu certo e pé na estrada para começar nossa Road Trip por Portugal. Nosso primeiro destino foi a cidade de Sintra (clique aqui para saber mais).
Além das dicas que compartilho aqui, eu também posso ser uma facilitadora no planejamento da sua próxima viagem. De forma personalizada montamos um roteiro que combine com seu estilo e caiba no seu bolso. É só me contatar pelo Instagram. Aliás lá, você encontra todas as fotos, posts e Destaques das nossas viagens.