Na minha opinião, Porto me pareceu a segunda capital de Lisboa. É uma cidade grande, com diversas atividades e consequentemente, diversos turistas. O que torna tudo cheio e o trânsito bem difícil em parte do dia.
Mas certamente vale a visita por diversos motivos. Para nós, o primeiro é a cidade do Vinho do Porto (rsss), mas há inúmeras atrações que certamente atenderão à todos os perfis de viajantes.
Como chegar à Porto
Nós estávamos na nossa Road Trip por Portugal, vindos de Aveiro, portanto levamos apenas 50 minutos para chegar.
Mas outra opção bem comum, são passeios de bate e volta e volta (apesar de eu achar muito corrido) vindo de Lisboa. São mais de 300 quilômetros que se faz em 3 horas.
Onde hospedar em Porto
Escolhemos o Hotel Vila Galé Porto Ribeira, mas existem várias opções de hospedagens para todos os bolsos. Em Porto o hotel mais tradicional é o Infante Sagres, que fica no miolo da cidade.
Além disso, outra opção de hospedagem é, ao invés de ficar no Porto, hospedar em Vila Nova Gaia que fica do outro lado do Rio Douro. Fazendo isso você pode ter toda a vista da cidade do Porto da sua janela.
Certamente a mais luxuosa opção de hospedagem em Gaia é o Hotel The Yeatman com sua piscina de borda infinita e vista de Porto.
Mas por aqui você consegue consultar todas as hospedagens que combinam com você. Você não paga nada a mais por isso, e eu recebo um pequeno percentual que me ajuda a manter o blog sempre atualizado.
Booking.comO que fazer em Porto
Tem muita coisa a se fazer. Muita história, museus, boa gastronomia a se provar, muito sobre vinho do Porto e também outros vinhos, mirantes, passeios pelo Rio Douro…
Nós fizemos um dia de passeio à pé conhecendo a Torre dos Clérigos, igreja do Carmo e dos Carmelitas (com a casinha escondida entre as duas igrejas), passamos na frente da Livraria Lello (mas estava impossível de entrar com tanta gente), caminhamos pela Rua das Flores até a Estação São Bento e finalizamos com a Catedral Sé.



Contudo, uma boa pedida é fazer esse tour de tuk tuk. Existem vários pelos principais pontos turísticos.
À tarde atravessamos a ponte Infante e seguimos para Vila Nova Gaia.
Almoçamos no WOW (World of Wine), um complexo destinado ao vinho, com cursos, degustações, restaurantes, experiências e muito mais. Mas acredito que à tarde e noite seja mais interessante de se conhecer esse lugar, então fica a dica.
De lá seguimos para nossa visita à vinícola Ferreira, uma das mais tradicionais produtoras portuguesas de vinho do Porto.
Depois disso, às margens do Douro, a Hellena curtiu um parquinho (aliás são vários espalhados por todas as cidades que passamos, ótimo para uma recarregada na energia infantil) e depois pegamos o teleférico que nos levou para a Ponte Dom Luís.
A vista é linda lá de cima, mas vale a subida.
Certamente há muito, mas muito mais o que se fazer. Mas essas formam nossas escolhas para ter uma geral da cidade.



Onde comer em Porto
O que não faltam são boas opções.
Nós provamos o restaurante The Orangerie que fica dentro do hotel The Yeatman, com uma vista linda do Porto, e cozinha comandada pelo chefe com estrela Michelin.
Também almoçamos no Golden Catch dentro do WOW.
E a noite provamos a tradicional francesinha no Café Santiago. Trata-se de um lanche bem completo, estilo x-tudo, com linguiça, presunto, queijo, ovo, um molho especial e batatas fritas. Uma delícia que merece ser provada!



Portanto, no dia seguinte pé na estrada novamente pela nossa Road Trip por Portugal. Próximo destino: Douro (clique aqui para mais detalhes).
Além das dicas que compartilho aqui, eu também posso ser uma facilitadora no planejamento da sua próxima viagem. De forma personalizada montamos um roteiro que combine com seu estilo e caiba no seu bolso. É só me contatar pelo Instagram. Aliás lá, você encontra todas as fotos, posts e Destaques das nossas viagens.











