Conteúdo atualizado em 21 de agosto de 2023
Neste post você vai encontrar todos os detalhes do que fazer em São Miguel dos Milagres, com dicas valiosas que farão a diferença na sua viagem.
Definitivamente São Miguel dos Milagres é o nosso lugar preferido no Brasil. Não só pela beleza natural das praias, mas também pela facilidade de acesso, culinária impecável e pelos moradores locais que são pessoas muito especiais.
São Miguel dos Milagres pertence à Rota Ecológica de Alagoas. São três cidades que compõem a Rota: Barra de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, todas beirando a rodovia AL101, totalizando 30 quilômetros de extensão. Trajeto que é posíivel ser percorrido em 20 a 30 minutos entre os dois extremos da Rota.
A Rota é a segunda maior barreira de corais do mundo com extensão de 130 quilômetros. Isto garante à região praias que possuem piscinas naturais que se formam à depender da maré. Contudo, é importante consultar a tábua de marés antes de fazer passeios ou ir às praias.
Como chegar em São Miguel dos Milagres
O acesso mais rápido à Milagres se dá pelo aeroporto de Maceió – Alagoas. De lá serão menos de 100 quilômetros até São Miguel dos Milagres, que dura cerca de uma hora e meia de trajeto.
Contudo a principal dica aqui é carregar todo o mapa tanto no Waze como no Google Maps. Por causa da falta total falta de sinal de internet em alguns trechos do percurso.
Como se deslocar
O ideal é alugar um carro no aeroporto de Maceió. Nem todos os hotéis ficam pé na areia. E mesmo os que ficam, certamente você irá querer conhecer as outras praias além da que hospedar.
Onde se hospedar
Há diversas opções de hospedagens, para todos os gostos e bolsos. Minha sugestão é @lardocemarmilagres. São duas opções de casas novas e completamente equipadas. A primeira, Kamby, acomoda até quatro pessoas em duas suítes. A segunda, Sapê 13, possui piscina privativa e acomoda até seis pessoas em três amplas e confortáveis suítes. E se precisar também pode contratar serviços especializados como limpeza e cozinheira, tornando sua estadia bem tranquila. Ou ainda, outros serviços como massagista, tornando sua experiência ainda mais exclusiva.
Mas também há ótimas opções de pousadas e pequenos hotéis. Das mais rústicas e simples, até as mais sofisticadas incluindo heliponto. Por este link você consegue consultar todas as opções.
Booking.comPraias da Rota Ecológica
Nas três cidades que compõem a rota, possuem lindas praias:
Barra de Camaragibe
Marceneiro
Praia do Riacho
Praia de São Miguel dos Milagres
Toque
Praia de Porto da Rua
Boca do Rio / Tatuamunha
Praia da Laje
Patacho
Praia de Porto de Pedras
Balsa para acessar Japaratinga e Maragogi
O que fazer em São Miguel dos Milagres
O grande atrativo da região são as praias e as atividades relacionadas à elas.
O principal deles é o passeio de jangada para as piscinas naturais. Você contrata um jangadeiro que pode te buscar na praia que estiver hospedada ou você pode ir até o receptivo Sonhos do Patacho que fica na praia de Lage.
O passeio dura cerca de 3 horas e irá sair no horário que a maré estiver bem baixa. O jangadeiro irá avançar até os arrecifes e estacionar. Aqui é interessante trazer aqueles sapatinhos de borracha de mergulho pois você irá caminhar alguns metros sobre os corais até acessar as piscinas. Lá poderão mergulhar com óculos e snorkel para avistar peixinhos coloridos. Apesar de muita gente levar, minha recomendação é de não alimentar os animais com bolachas ou pães.
Depois de alguns minutos nas piscinas o jangadeiro irá te levar numa parte mais funda para poderem mergulhar de cima da jangada. Além disso ele irá para uma parte mais rasa para colocar redes e bóias para relaxar.
Se quiser, ainda pode contratar o serviço de almoço onde o jangadeiro pode assar peixes e frutos do mar na jangada e servir à vocês. Em suma, você pode transformar seu dia numa experiência bem exclusiva.
Além das praias
Além do passeio de jangada há outras atrações:
– Associação do Peixe Boi;
– Farol de Porto de Pedras com uma linda vista panorâmica;
– Túnel Verde em Porto de Pedras;
– Ponte Fluvial Tatuamunha;
– Tomar uma água de coco no Mirante do Cemitério;
– Contemplar o pôr do sol num passeio de barco pelo Rio Manguaba;
– Buggy pelas praias – vale ressaltar que o trajeto se dá basicamente pela rodovia para se deslocar entre as praias, ou seja, não é feito pelas areias das praias. Com isso o sol e calor devem ser considerados;
– Passear de bicicleta pelas praias (normalmente as pousadas disponibilizam para os hóspedes);
– Passeio guiado de bicicleta pela Barra de Camaragibe até Praia do Carro Quebrado;
– Mirante Alto do Cruzeiro para contemplar a região;
E você também pode fazer passeios bate e volta de um dia inteiro como Maragogi ou, a ainda pouca explorada Japaratinga. Para isso irá precisar atravessar a balsa de Porto de Pedras. Que a depender da época pode demorar até 3 horas. Em suma, minha sugestão é dar uma passada na balsa para avaliar o movimento, e se for o caso, dirigir por mais 40 minutos e dar a volta por Porto Calvo para acessar Japaratinga e Maragogi.
Beach Club
Outro atrativo da região são os beach clubs, que são grandes barracas de praia com estrutura de restaurante, duchas, banheiros, tendas, bangalôs e até piscinas. E em algumas ocasiões pode ter até bandas com música ao vivo. Portanto, com tudo isso é possível passar tranquilamente o dia inteiro nas barracas. Os mais conhecidos são:
Milagres do Toque – na praia do Toque;
Sonhos do Patacho – praia de Laje de onde saem várias jangadas para os passeios nas piscinas naturais. Um boa pedida é fazer o passeio pela manhã e na volta almoçar na barraca e curtir a estrutura;
Patacho Praia – na praia do Patacho, mas sem piscina;
Santo Milagres – na praia de Porto da Rua.
Vida noturna
As principais atrações noturnas acontecem durante as grandes festas promovidas em certas épocas do ano como o Reveillón de Milagres, a Semana Santa, Carnaval, etc.
Além disso, a vida noturna é bem pacata. Se limitando à Vilinha Marceneiro com algumas lojinhas e restaurantes, centro de Tatuamunha com artesãos locais, a Vila Guajá e alguns restaurantes.
Onde comer
Há diversas opções gastronômicas nas cidades, e periodicamente surgem novas. Mas para mim, os restaurantes imperdíveis são:
– Banami (dentro da Pousada Haya)
– No Quintal
– Tapioca da Elisangela (que fica na praça da Paróquia Nossa Senhora Mãe do Povo)
Além disso, há também outras boas opções:
– Na Casa De Boa
– Russo Gastro Bar Milagres
– Dell Porto
– Jardim Secreto
– Vila Guaja
– Vilinha Marceneiro
– Peixe na Telha
– Patricia Bistro
– Tahafa
– Patricia Bistrô
Quantos dias ficar
Uma semana é tempo ideal para fazer os principais passeios e curtir alguns dias de praia. Mas em cinco dias você consegue aproveitar o que a região tem de melhor. Contudo, entre 10 a 15 dias é tempo de realmente curtir e se integrar com a beleza e cultura local.
Conclusão
Em suma, sou suspeita para falar pois adoro esse destino. Além das lindas praias que ainda são vazias, e se por acaso estiverem cheias, é só você caminhar um pouco para se isolar num cantinho mais privativo. Também há a simplicidade com que as pessoas vivem aqui é contagiante. Portanto, basta um biquini para ser feliz!
Mais fotos e vídeos você encontra nos Destaques do Instagram. Além disso, se tiver alguma dúvida ou precisar de assessoria para montar sua viagem e transformá-la numa experiência exclusiva e inesquecível, é só me mandar uma mensagem pelo Instagram, que terei prazer em ajudar.