Conteúdo atualizado em 22 de agosto de 2022
Neste post você vai ler todas as Dicas de Algarve.
Chegamos à Algarve, a região de praias que mais gostaríamos de conhecer. Com suas falésias emoldurando as praias de águas cristalinas, no encantavam nas fotos.
Como chegar à Algarve
Vindos de Évora, e seguindo nossa Road Trip por Portugal, após pouco mais de 2 horas dirigindo, chegamos em Lagos, região de Algarve.
Mas se você estiver em Lisboa vai levar cerca de 2h30 e percorrer aproximadamente 280 quilômetros.
Onde hospedar em Algarve
Há diversas opções e locais paga se hospedar pois Algarve é bem grande.
Nós escolhemos a região do Lagos que fica mais ou menos no meio da costa, possui uma marina (o que facilitaria os passeios de barco), boas praia e estrutura no centrinho.
E escolhemos um resort maior com estrutura para a Hellena curtir essa parte da viagem. Então ficamos no Vila Galé Lagos.
Mas por este link você consegue consultar todas as hospedagens que combinam com seu perfil. Você não paga nada a mais por isso, e eu recebo um pequeno percentual que me ajuda a manter o blog sempre atualizado.
Booking.comO que fazer em Algarve
O principal atrativo da região são as praias.
Cada cidadezinha acaba tendo o seu centro histórico, igrejas… em Lagos por exemplo há forte, farol, museu da rota da Escravatura (onde os escravos africanos ficavam “retidos” antes de irem para outros países, inclusive Brasil).
Mas nesta parte da viagem tínhamos dois objetivos: um lugar para relaxar com atividades focadas para a Hellena e conhecer algumas praias.
Como tínhamos dois dias inteiros dividimos uma dia inteiro aproveitando a estrutura do hotel e a Hellena se divertindo com os monitores.
E o outro dia fomos conhecer a cidade e fazer o passeio de barco pelas praias.
Neste dia fomos até a Marina de Lagos que ficava a dois minutos do hotel e lá encontramos diversas empresas que fazem os passeios, que basicamente se dividem em três tipos:
Passeio de Barco
Passeio com golfinhos, passeio pelas praias e grutas até a Ponta da Piedade, e passeio até a Gruta (ou Algar) Benagil.
Em relação à embarcações podem ser privativos, em lanchas voadeiras para cerca de 15 pessoas, em barcos intermediários para até 35 pessoas ou ainda catamarãs para 50 pessoas. A escolha vai depender do seu perfil pois as voadeiras são mais rápidas e entram em grutas bem pequenas, porém não tem qualquer tipo de cobertura para proteção do sol e balançam bastante no mar.
Há ainda opções de caiaque, standups, lanchas super rápidas, barcos que “puxam” boias, etc.
Sobre os valores eles podem variar a depender da embarcação e roteiro, mas giram em torno de 35 a 60 euros para os compartilhados. Uma voadeira privativa fica em torno de 450 euros por exemplo.
Nós optamos pela intermediária e fomos com outras 20 pessoas. Estas balançam bem menos no mar e tem uma área coberta, então foi ótimo para a Hellena. Saímos às 13h30 e passeio dura 2h30 pois são 30-40 minutos de deslocamento com paradas em algumas grutas, até chegarmos efetivamente à Benagil. Que realmente é algo magnífico. Entrar na gruta e poder olhar para cima e ver uma abertura gigantesca no teto, é inevitável soltar o “uau”.
Mas se prepare pois tem muita, mas muita gente mesmo. É um caos a entrada e saída da gruta, pois há os barcos, os caiaques, as pranchas e ainda pessoas que vão nadando até a gruta. Então imaginem o cuidado que se deve ter com tudo isso.
Mas o passeio vale muito a pena. E se conseguir ir pela manhã talvez ainda dê sorte de avistar alguns golfinhos pelo caminho.
Onde comer em Algarve
Na região dos Lagos há a rua 25 de Abril que concentra o centrinho com os restaurantes e lojinhas, então aventure-se em escolher o que mais lhe agrada. Lembrando: chegue até as 20h pois depois disso fica tudo cheio e com filas para conseguir uma mesa. Nós escolhemos o Abrigo e comemos um bacalhau com natas delicioso!!! e um preço justo!
Acredito que também deve valer a pena comer no Mercado Municipal de Lagos. No rooftop há opções bem interessantes com uma vista linda para o mar.
Não conhecemos mas recebemos boas indicações dos seguintes restaurantes (a maioria com reservas):
Caniço
O Camilo
Rei das praias
Noélia
Casa do polvo Tasquinha
Michelin: Ocean, Vila Vita Parc, vila joya
Em suma, terminamos nossa Road Trip em Portugal por Algarve. Pois, daqui seguimos para Lisboa (veja os detalhes aqui) para passar a noite e pegar o avião no dia seguinte.
Além das dicas que compartilho aqui, eu também posso ser uma facilitadora no planejamento da sua próxima viagem. De forma personalizada montamos um roteiro que combine com seu estilo e caiba no seu bolso. É só me contatar pelo Instagram. Aliás lá, você encontra todas as fotos, posts e Destaques das nossas viagens.