Conteúdo atualizado em 29 de novembro de 2021
Nossa viagem para o Chile foi a primeira sem nossa caçula. Aproveitamos os dias de Carnaval e, por ser pertinho, nos programamos para 5 dias de viagem.
O que fazer no Chile
Dia 1
Chegamos por volta das 14h em Santiago vindo em voo direto de Guarulhos. Fizemos nosso checkin Hotel Boutique Su Merced Santiago, bem charmoso, quarto com uma varandinha e vista para uma praça que ficava bem em frente.
Já saímos para bater perna. Fomos ao Pátio Bellavista que tem uma grande quantidade de restaurantes e casa de câmbio para a troca de reais por pesos. Almoçamos por lá e seguimos para o Cerro San Cristóbal. Compramos o ingresso na hora e subimos de teleférico. A vista é linda! Na volta provamos o Mote com Huesillo, uma éspecie de chá gelado de pêssego com trigo, bem docinho.
À noite fomos jantar no Bocanariz, um pequeno restaurante com uma enorme adega e inúmeros rótulos. A carta de vinhos fica exposta na parede, e é bem difícil de escolher. Os vinhos ficam numa adega subterrânea, que conseguimos acessar por uma escadinha bem íngreme. No menu eles oferecem os pratos e sugerem as harmonizações. PS: Tem que ser feita a reserva antecipada e vale muito a pena.
Dia 2
Fomos andando ao Mercado Central que possuía uma imensa variedade de frutos do mar e produtos típicos de artesanato. E depois atravessamos para o outro lado para conhecer o Mercado la Vega recheado de cores, frutas e legumes. Aqui não é tão turístico então vale a pena redobrar a atenção no quesito segurança. Mas a cidade de maneira geral é bem bonita.
Seguimos de metrô até o Restaurante Ocean Pacific´s, que fica numa região do Chile mais afastada, mais residencial. Mas o transporte público funciona super bem. O restaurante é temático, todo decorado e tem um dos melhores pratos com frutos-do-mar, especialmente a famosa centóia.
Após o almoço, fomos ao Sky Costamera, que fica no alto no shopping Costanera Center com uma vista espetacular. O shopping também vale uma visita… achei uma loja de decoração com diversos itens para casa e para as crianças, lindinhos.
À noite fomos de Uber ao Vinolia para uma experiência muito interessante: assistimos uma apresentação geral sobre vinhos, as uvas, as características da região… depois passamos para uma sala para degustar rótulos com uma explicação no telão dos próprios produtores, ao final da degustação passamos para a sala das fragrâncias (aqui achei a parte mais interessante). Você deve sentir o aroma e tentar adivinhar, e depois abrir uma “portinha” revelando o que era. E ao final seguimos para o jantar.
Dia 3
Como as principais regiões de vinhos do Chile ficam um pouco distantes de Santiago, dividimos nossa viagem. Neste primeiro dia fomos ao Vale do Maipú. Alugamos um carro e seguimos cerca de 1 hora de viagem. Começamos pela Viña Emiliana onde todos seus vinhos são orgânicos, bem interessante esse processo.
Seguimos para House Morande, que possui diversos rótulos, uma lojinha onde conseguimos degustar e também possui um restaurante.
Fomos almoçar na Viña Santa Rita, pratos bem saborosos… E finalizamos numa cafeteria bem charmosa.
Tentamos visitar a Almaviva mas como não tínhamos conseguido reservar com antecedência, não conseguimos entrar… Só aqui já vale uma outra viagem rss… Voltamos para o hotel e fomos dar uma volta no Pátio Bellavista e aproveitamos para jantar por lá.
Dia 4
Levantamos o acampamento e seguimos viagem para o Vale do Colchágua. Começamos pela Viña Casa Silva, com vista linda e ótimos vinhos.
Seguimos para nosso almoço no Viu Manent… Encantador… Desde o estacionamento, que é sobre as parreiras, a comida maravilhosa e ainda uma área para descanso com espreguiçadeiras…
Após o almoço seguimos nossas visitas pela Viña Montes e por último na Mont Gras, que apesar de estarem fechando, fomos atendidos pelo simpático dono, e ele ainda nos ofereceu alguns vinhos para degustarmos gratuitamente na sua varanda.
Seguimos então para o descanso no nosso Hotel Boutique Solaz Bella Vista, de Colchagua, bem charmoso, pequeno e acolhedor, com uma piscina bem convidativa e, ainda por cima, estava bem vazio.
À noite saímos para jantar num local bem pequeno no centro da cidade (pena que não anotamos o local) e quando voltamos para o hotel, paramos num estabelecimento que tinha uma vista panorâmica do Vale e um céu estrelado inacreditável! Nunca havia visto tantas estrelas na minha vida! Fechamos com chave de ouro!
Conclusão do Chile a dois
A maior dica é agendar as principais visitas e especialmente as refeições. Viagem rápida, porém muito intensa, para dar uma folga para a rotina de casa com crianças, apesar de estar morrendo de saudades, valeu muito a pena esse tempo só para nós, refeições tranquilas, sem horários a cumprir, descanso… Muito bom.
Já segue a gente no Instagram? Não? Tá esperando o quê?