O que fazer em São Miguel dos Milagres

O que fazer em São Miguel dos Milagres

Conteúdo atualizado em 21 de agosto de 2023

Conteúdo atualizado em 21 de agosto de 2023

Neste post você vai encontrar todos os detalhes do que fazer em São Miguel dos Milagres, com dicas valiosas que farão a diferença na sua viagem.

Definitivamente São Miguel dos Milagres é o nosso lugar preferido no Brasil. Não só pela beleza natural das praias, mas também pela facilidade de acesso, culinária impecável e pelos moradores locais que são pessoas muito especiais.

São Miguel dos Milagres pertence à Rota Ecológica de Alagoas. São três cidades que compõem a Rota: Barra de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, todas beirando a rodovia AL101, totalizando 30 quilômetros de extensão. Trajeto que é posíivel ser percorrido em 20 a 30 minutos entre os dois extremos da Rota.

A Rota é a segunda maior barreira de corais do mundo com extensão de 130 quilômetros. Isto garante à região praias que possuem piscinas naturais que se formam à depender da maré. Contudo, é importante consultar a tábua de marés antes de fazer passeios ou ir às praias.

Como chegar em São Miguel dos Milagres

O acesso mais rápido à Milagres se dá pelo aeroporto de Maceió – Alagoas. De lá serão menos de 100 quilômetros até São Miguel dos Milagres, que dura cerca de uma hora e meia de trajeto.

Contudo a principal dica aqui é carregar todo o mapa tanto no Waze como no Google Maps. Por causa da falta total falta de sinal de internet em alguns trechos do percurso. 

Como se deslocar

O ideal é alugar um carro no aeroporto de Maceió. Nem todos os hotéis ficam pé na areia. E mesmo os que ficam, certamente você irá querer conhecer as outras praias além da que hospedar.

Onde se hospedar

Há diversas opções de hospedagens, para todos os gostos e bolsos. Minha sugestão é @lardocemarmilagres. São duas opções de casas novas e completamente equipadas. A primeira, Kamby, acomoda até quatro pessoas em duas suítes. A segunda, Sapê 13, possui piscina privativa e acomoda até seis pessoas em três amplas e confortáveis suítes. E se precisar também pode contratar serviços especializados como limpeza e cozinheira, tornando sua estadia bem tranquila. Ou ainda, outros serviços como massagista, tornando sua experiência ainda mais exclusiva.

Mas também há ótimas opções de pousadas e pequenos hotéis. Das mais rústicas e simples, até as mais sofisticadas incluindo heliponto. Por este link você consegue consultar todas as opções.

Booking.com

Praias da Rota Ecológica

Nas três cidades que compõem a rota, possuem lindas praias:

Barra de Camaragibe

Marceneiro

Praia do Riacho

Praia de São Miguel dos Milagres

Toque

Praia de Porto da Rua

Boca do Rio / Tatuamunha

Praia da Laje

Patacho

Praia de Porto de Pedras

Balsa para acessar Japaratinga e Maragogi

O que fazer em São Miguel dos Milagres

O grande atrativo da região são as praias e as atividades relacionadas à elas.

O principal deles é o passeio de jangada para as piscinas naturais. Você contrata um jangadeiro que pode te buscar na praia que estiver hospedada ou você pode ir até o receptivo Sonhos do Patacho que fica na praia de Lage.

O passeio dura cerca de 3 horas e irá sair no horário que a maré estiver bem baixa. O jangadeiro irá avançar até os arrecifes e estacionar. Aqui é interessante trazer aqueles sapatinhos de borracha de mergulho pois você irá caminhar alguns metros sobre os corais até acessar as piscinas. Lá poderão mergulhar com óculos e snorkel para avistar peixinhos coloridos. Apesar de muita gente levar, minha recomendação é de não alimentar os animais com bolachas ou pães.

Depois de alguns minutos nas piscinas o jangadeiro irá te levar numa parte mais funda para poderem mergulhar de cima da jangada. Além disso ele irá para uma parte mais rasa para colocar redes e bóias para relaxar.

Se quiser, ainda pode contratar o serviço de almoço onde o jangadeiro pode assar peixes e frutos do mar na jangada e servir à vocês. Em suma, você pode transformar seu dia numa experiência bem exclusiva.

Além das praias

Além do passeio de jangada há outras atrações:

– Associação do Peixe Boi;

– Farol de Porto de Pedras com uma linda vista panorâmica;

– Túnel Verde em Porto de Pedras;

– Ponte Fluvial Tatuamunha;

– Tomar uma água de coco no Mirante do Cemitério;

– Contemplar o pôr do sol num passeio de barco pelo Rio Manguaba;

– Buggy pelas praias – vale ressaltar que o trajeto se dá basicamente pela rodovia para se deslocar entre as praias, ou seja, não é feito pelas areias das praias. Com isso o sol e calor devem ser considerados;

– Passear de bicicleta pelas praias (normalmente as pousadas disponibilizam para os hóspedes);

– Passeio guiado de bicicleta pela Barra de Camaragibe até Praia do Carro Quebrado;

– Mirante Alto do Cruzeiro para contemplar a região;

E você também pode fazer passeios bate e volta de um dia inteiro como Maragogi ou, a ainda pouca explorada Japaratinga. Para isso irá precisar atravessar a balsa de Porto de Pedras. Que a depender da época pode demorar até 3 horas. Em suma, minha sugestão é dar uma passada na balsa para avaliar o movimento, e se for o caso, dirigir por mais 40 minutos e dar a volta por Porto Calvo para acessar Japaratinga e Maragogi.

Beach Club

Outro atrativo da região são os beach clubs, que são grandes barracas de praia com estrutura de restaurante, duchas, banheiros, tendas, bangalôs e até piscinas. E em algumas ocasiões pode ter até bandas com música ao vivo. Portanto, com tudo isso é possível passar tranquilamente o dia inteiro nas barracas. Os mais conhecidos são:

Milagres do Toque – na praia do Toque;

Sonhos do Patacho – praia de Laje de onde saem várias jangadas para os passeios nas piscinas naturais. Um boa pedida é fazer o passeio pela manhã e na volta almoçar na barraca e curtir a estrutura;

Patacho Praia –  na praia do Patacho, mas sem piscina;

Santo Milagres – na praia de Porto da Rua.

Vida noturna

As principais atrações noturnas acontecem durante as grandes festas promovidas em certas épocas do ano como o Reveillón de Milagres, a Semana Santa, Carnaval, etc.

Além disso, a vida noturna é bem pacata. Se limitando à Vilinha Marceneiro com algumas lojinhas e restaurantes, centro de Tatuamunha com artesãos locais, a Vila Guajá e alguns restaurantes.

Onde comer

Há diversas opções gastronômicas nas cidades, e periodicamente surgem novas. Mas para mim, os restaurantes imperdíveis são:

– Banami (dentro da Pousada Haya)

– No Quintal

– Tapioca da Elisangela (que fica na praça da Paróquia Nossa Senhora Mãe do Povo)

Além disso, há também outras boas opções:

– Na Casa De Boa

– Russo Gastro Bar Milagres

– Dell Porto

– Jardim Secreto

– Vila Guaja

– Vilinha Marceneiro

– Peixe na Telha

– Patricia Bistro

– Tahafa

– Patricia Bistrô

Quantos dias ficar

Uma semana é tempo ideal para fazer os principais passeios e curtir alguns dias de praia. Mas em cinco dias você consegue aproveitar o que a região tem de melhor. Contudo, entre 10 a 15 dias é tempo de realmente curtir e se integrar com a beleza e cultura local.

Conclusão

Em suma, sou suspeita para falar pois adoro esse destino. Além das lindas praias que ainda são vazias, e se por acaso estiverem cheias, é só você caminhar um pouco para se isolar num cantinho mais privativo. Também há a simplicidade com que as pessoas vivem aqui é contagiante. Portanto, basta um biquini para ser feliz!

Mais fotos e vídeos você encontra nos Destaques do Instagram. Além disso, se tiver alguma dúvida ou precisar de assessoria para montar sua viagem e transformá-la numa experiência exclusiva e inesquecível, é só me mandar uma mensagem pelo Instagram, que terei prazer em ajudar.

ÍNDICE

Experiências e dicas sobre vinhos, harmonizações, oportunidades de descontos e viagens especiais.

Conheça no Instagram
icon2

"O mundo está aí, repleto de possibilidades para cada um aproveitar como quiser."

icon4

NEWSLETTER

Receba atualizações em tempo real assinando nossa newsletter.

icon3

leia também

Deixe um comentário